Geralmente, a diversidade é um tema central no contexto da educação, pois tende a refletir sobre a pluralidade de identidades, culturas, experiências e habilidades presentes em qualquer sociedade. Assim, esta riqueza de perspectivas e backgrounds culturais não só pode enriquecer o ambiente educacional, mas também contribui para um aprendizado mais profundo e inclusivo. Logo, pensa-se que ao considerar a diversidade como um dos pilares do ensino, abre-se espaço para que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, onde se sintam valorizados e compreendidos, tal como prevista na Constituição brasileira de 1988. Nesse sentido, este estudo propõe uma análise crítica e reflexiva, embasada em uma revisão bibliográfica interdisciplinar de autores das áreas da educação, filosofia e Neuroeducação, sobre a viabilidade de um ambiente educacional que valorize a diversidade. Pretende-se, portanto, explorar como esse olhar dessas diferentes perspectivas pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo não apenas a aceitação, mas também a celebração das diferenças. Dessa forma, coloca-se em discussão não apenas a importância de reconhecer a diversidade, mas também de compreender de que maneira essa valorização está intrinsecamente ligada às novas perspectivas de inclusão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.