Este estudo investiga as estratégias de educação voltadas para pessoas idosas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), destacando a importância desses espaços na promoção da educação ao longo da vida e no atendimento às demandas específicas desse público. O objetivo é analisar as atividades educacionais desenvolvidas nos CRAS e sua contribuição para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas idosas. A pesquisa propõe recomendações para aprimorar as políticas e práticas educacionais nos CRAS, como a ampliação da oferta de atividades, o incentivo à participação e engajamento dos idosos, o fortalecimento da formação de profissionais, a integração de políticas e serviços, o aprimoramento da infraestrutura e recursos, a promoção da acessibilidade, o monitoramento e avaliação contínuos, e o fortalecimento do trabalho em rede. As atividades educacionais oferecidas nos CRAS incluem oficinas de artesanato, cursos de capacitação, palestras, workshops e grupos de convivência, promovendo diversos impactos positivos na vida dos participantes, como melhoria da saúde física e mental, estímulo cognitivo, aumento da autoestima, redução do estresse e fortalecimento dos vínculos sociais. Boas práticas na implementação dessas estratégias incluem o planejamento participativo, formação e capacitação dos profissionais, diversificação das atividades, avaliação contínua e parcerias com instituições. Por outro lado, os desafios enfrentados envolvem recursos limitados, falta de infraestrutura adequada, barreiras de acesso, desafios culturais e sociais, e dificuldades na gestão e coordenação. A conclusão ressalta a importância das estratégias educacionais nos CRAS para promover a inclusão social e o envelhecimento ativo das pessoas idosas, destacando a necessidade de investimento e aprimoramento dessas políticas e práticas para garantir sua efetividade.