Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA: COMPREENDENDO A GEOGRAFIA DO COTIDIANO A PARTIR DOS RIBEIRINHOS DA COMUNIDADE PORTO DO CAPIM – JOÃO PESSOA/PB

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Geografia do cotidiano é praticada pelo homem desde os tempos mais remotos, utilizada para sua sobrevivência no meio, ao operar conhecimentos empíricos formados em seu trajeto de vida para a localização e compreensão do espaço. Compreendendo que a Ciência Geográfica tem como seu laboratório de pesquisa os múltiplos espaços, incluindo os dotados de definições educacionais, entendesse a necessidade de práticas de ensino-aprendizagem in loco, ou seja, localizada no local onde são encontrados os fenômenos a serem analisados. Dessa maneira, este trabalho objetiva a aula de campo como uma prática educativa, caracterizada por promover aos alunos uma aprendizagem que vai além do recorrente e comum ambiente físico escolar, sendo assim, uma ferramenta didático-pedagógica vigente no ensino da Geografia adquirida a partir do saber cotidiano. A presente pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa, com abordagem participativa, de cunho bibliográfico e de campo (in loco). Doravante de uma sistematização das experiências vivenciadas no decorrer de uma aula de campo, realizada durante o componente curricular de Metodologia da Pesquisa em Geografia, na UEPB/Campus III. Assim, os autores desenvolveram compreensões críticas perante os saberes vivenciados durante o processo de campo, principalmente constituídos a partir de entrevistas semiestruturadas com ribeirinhos, moradores da Comunidade de Porto do Capim, localizado na cidade de João Pessoa - PB, associadamente com a ampliação de referencial teórico, auxiliando em uma análise reflexiva e compreensão eficaz do tema debatido. No referido trabalho destacam-se relatos de uma aula de campo com perspectivas voltadas para um cenário educacional geográfico, com olhares pertinentes ao ensino da compreensão do espaço vivido, ou seja, dos saberes adquiridos a partir da realidade na qual estamos inseridos, alcançando a percepção da necessidade primordial de tais debates se tornarem essenciais para a aproximação dos alunos com os conhecimentos empíricos sintetizados pelos cidadãos mais antigos.

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