O presente trabalho visa explicitar a importância do incentivo à formação de estudantes pesquisadores durante o período escolar como maneira de debater, compreender e pesquisar COM e na escola. Neste trabalho, realizamos um relato de experiência baseado na vivência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) de alunos secundaristas de uma escola pública de Fortaleza. Além disso, refletiremos, acerca da importância de os/as alunos(as) secundaristas serem autores de suas próprias percepções, vivências e observações das questões debatidas e perpassadas por e com eles, fazendo, assim, do PIBIC-EM uma ferramenta tão necessária quando deseja-se ter alunos como protagonistas e não somente como participantes. Este trabalho tem como referencial metodológico a pesquisa intervenção, que discute a implicação do pesquisador no campo da pesquisa e cria estratégias coletivas de investigação e de enfrentamento à realidade. Como resultados esperados pretende-se garantir a possibilidade de maior articulação e conexão entre comunidade e universidade mediante possibilidades de construção de uma pesquisa COM estudantes secundaristas, tendo estes jovens como pesquisadores de seu próprio cotidiano escolar, promovendo a possibilidade e garantia do direito a pesquisa por todos que ocupam a escola e gerando, assim, transformação social através de uma visão crítico-reflexiva das questões sociais que permeiam o espaço escolar.