A pesquisa aborda o desafio da abstração em Matemática, reconhecendo a dificuldade na compreensão de demonstrações de relações no ensino básico e destacando a Geometria Espacial como um campo propício para o desenvolvimento desta abstração, visto que tal processo não se restringe ao ensino superior, começando já no contato com conceitos geométricos elementares vistos desde o início da escolarização. Concentrada nas demonstrações das relações utilizadas no cálculo da diagonal do paralelepípedo e do apótema do tetraedro regular, a pesquisa aponta que, embora essas demonstrações não envolvam cálculos complexos, as mesmas demandam de uma abstração espacial desafiadora para muitos alunos. A proposta, portanto, é utilizar o GeoGebra 3D como ferramenta de visualização para mediar essas demonstrações, superando obstáculos didáticos, especialmente relacionados à leitura de imagens em Geometria Espacial. Assim, o objetivo geral é proporcionar uma abordagem prática para o cálculo dessas relações, incentivando uma compreensão mais profunda por parte dos alunos desde o ensino básico. Espera-se que esta pesquisa possa fomentar a utilização do recurso apresentado para mediar demonstrações em Geometria Espacial e transpor obstáculos relativos à “leitura de imagens” através da manipulação das mesmas, o que poderá impactar, positivamente, o desenvolvimento de um raciocínio que privilegia, também, a visão espacial.