Neste resumo, descrevemos a experiência do uso do portfólio como metodologia de avaliação no componente curricular de Histotécnica Vegetal no curso Técnico em Biotecnologia do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre. O componente curricular tem caráter prático e as aulas são executadas em laboratório consistindo na aplicação de técnicas de crescente complexidade para o estudo de tecidos vegetais em microscopia óptica. A(O)s estudantes são estimulados a desenvolver a autonomia na execução de protocolos práticos e experimentais, bem como, seu registro e análise dos resultados. A metodologia de avaliação por meio de portfólio vem sendo implementada semestralmente desde 2019, excetuando-se o período da epidemia de Covid-19. Com base na experiência acumulada, pode-se inferir que: o portfólio mostrou ser excelente método avaliativo nas condições em que foi aplicado; permitiu a expressão personalizada de procedimentos e técnicas usuais em histologia vegetal; respeitou e refletiu a diversidade e a singularidade dos sujeitos representados em cada turma; promoveu o aperfeiçoamento crescente das práticas e de seu registro; oportunizou o uso da terminologia técnica aliado à criatividade na construção do produto final. Como desafios à sua aplicação, destacam-se em especial a avaliação continuada e a retroalimentação (feedback) que a metodologia demanda para ter sucesso: tanto mais tempo e dedicação são exigidos da(o)s docente(s) quanto mais numerosa e diversificada for a turma. Também é fundamental que estejam bem definidas quais rubricas serão utilizadas na avaliação, moderando a subjetividade do método. A entrega de uma autoavaliação contribui para a reflexão da(o)s estudantes sobre seu aprendizado. Consideramos que os resultados acumulados até o momento sustentam a interpretação de que o portfólio reflete de modo consistente a trajetória de cada estudante. O êxito na sua utilização, no entanto, requer seu entendimento e aplicação enquanto metodologia de avaliação, não somente como mero instrumento.