No Brasil, os Estudos Surdos (ES) ainda não contam com programas de pós-graduação específicos, embora sejam reconhecidos como campo de estudos acadêmicos. Tal fato leva surdos e ouvintes afiliados aos ES a buscar em programas de outras áreas espaço para, em diálogo, realizar suas formações em níveis de mestrado e doutorado. Em tal cenário, a Linguística Aplicada (LA) se revela como terreno fértil à produção acadêmica vinculada aos Estudos Surdos, pois se declara como espaço que incentiva a relação entre saberes de proveniências diversas, contribuindo para a inteligibilidade de problemas sociais que têm em seu núcleo questões de linguagem. Neste trabalho, objetivamos relatar uma experiência de formação acadêmica, vivenciada na ministração do curso de extensão “Comunidade Surda e(m) Linguística Aplicada: possibilidades de pesquisa” por docentes do Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A ação foi criada considerando a demanda originada pelo cenário de formação stricto sensu acima descrito e a escassez de oferta de cursos de LA voltados para público surdo sinalizador no contexto da pandemia de Covid - 19. A extensão, destinada a 148 participantes de diversas localidades do país, foi realizada em Libras de forma virtual. Aqui, apresentamos, a princípio, a temática do curso e o que motivou sua realização. Em seguida, detalhamos como ele foi organizado e realizado, da divulgação à disponibilização em plataforma virtual. Por fim, avaliamos a ação, levantando criticamente tanto aspectos que devem ser suprimidos ou aprimorados no curso quanto aspectos a serem mantidos e ampliados em edições futuras. Dentre os resultados, destacamos o grande engajamento dos extensionistas, evidenciado no número expressivo de visualizações, que superaram a estimativa inicial; e na intensa interação de/entre surdos e ouvintes nos chats, apresentando questões e demonstrando interesse nas travessias entre a LA e os Estudos Surdos.