Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURSO DE EXTENSÃO “COMUNIDADE SURDA E(M) LINGUÍSTICA APLICADA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109912
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1477
    "inscrito_id" => 7140
    "titulo" => "CURSO DE EXTENSÃO “COMUNIDADE SURDA E(M) LINGUÍSTICA APLICADA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "No Brasil, os Estudos Surdos (ES) ainda não contam com programas de pós-graduação específicos, embora sejam reconhecidos como campo de estudos acadêmicos. Tal fato leva surdos e ouvintes afiliados aos ES a buscar em programas de outras áreas espaço para, em diálogo, realizar suas formações em níveis de mestrado e doutorado. Em tal cenário, a Linguística Aplicada (LA) se revela como terreno fértil à produção acadêmica vinculada aos Estudos Surdos, pois se declara como espaço que incentiva a relação entre saberes de proveniências diversas, contribuindo para a inteligibilidade de problemas sociais que têm em seu núcleo questões de linguagem. Neste trabalho, objetivamos relatar uma experiência de formação acadêmica, vivenciada na ministração do curso de extensão “Comunidade Surda e(m) Linguística Aplicada: possibilidades de pesquisa” por docentes do Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A ação foi criada considerando a demanda originada pelo cenário de formação stricto sensu acima descrito e a escassez de oferta de cursos de LA voltados para público surdo sinalizador no contexto da pandemia de Covid - 19. A extensão, destinada a 148 participantes de diversas localidades do país, foi realizada em Libras de forma virtual. Aqui, apresentamos, a princípio, a temática do curso e o que motivou sua realização. Em seguida, detalhamos como ele foi organizado e realizado, da divulgação à disponibilização em plataforma virtual. Por fim, avaliamos a ação, levantando criticamente tanto aspectos que devem ser suprimidos ou aprimorados no curso quanto aspectos a serem mantidos e ampliados em edições futuras. Dentre os resultados, destacamos o grande engajamento dos extensionistas, evidenciado no número expressivo de visualizações, que superaram a estimativa inicial; e na intensa interação de/entre surdos e ouvintes nos chats, apresentando questões e demonstrando interesse nas travessias entre a LA e os Estudos Surdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7140_TB1477_29022024230858.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE CAROLINE GONÇALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE LIMA"
    "autor_email" => "daniele.lima@ufrn.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109912
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1477
    "inscrito_id" => 7140
    "titulo" => "CURSO DE EXTENSÃO “COMUNIDADE SURDA E(M) LINGUÍSTICA APLICADA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "No Brasil, os Estudos Surdos (ES) ainda não contam com programas de pós-graduação específicos, embora sejam reconhecidos como campo de estudos acadêmicos. Tal fato leva surdos e ouvintes afiliados aos ES a buscar em programas de outras áreas espaço para, em diálogo, realizar suas formações em níveis de mestrado e doutorado. Em tal cenário, a Linguística Aplicada (LA) se revela como terreno fértil à produção acadêmica vinculada aos Estudos Surdos, pois se declara como espaço que incentiva a relação entre saberes de proveniências diversas, contribuindo para a inteligibilidade de problemas sociais que têm em seu núcleo questões de linguagem. Neste trabalho, objetivamos relatar uma experiência de formação acadêmica, vivenciada na ministração do curso de extensão “Comunidade Surda e(m) Linguística Aplicada: possibilidades de pesquisa” por docentes do Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A ação foi criada considerando a demanda originada pelo cenário de formação stricto sensu acima descrito e a escassez de oferta de cursos de LA voltados para público surdo sinalizador no contexto da pandemia de Covid - 19. A extensão, destinada a 148 participantes de diversas localidades do país, foi realizada em Libras de forma virtual. Aqui, apresentamos, a princípio, a temática do curso e o que motivou sua realização. Em seguida, detalhamos como ele foi organizado e realizado, da divulgação à disponibilização em plataforma virtual. Por fim, avaliamos a ação, levantando criticamente tanto aspectos que devem ser suprimidos ou aprimorados no curso quanto aspectos a serem mantidos e ampliados em edições futuras. Dentre os resultados, destacamos o grande engajamento dos extensionistas, evidenciado no número expressivo de visualizações, que superaram a estimativa inicial; e na intensa interação de/entre surdos e ouvintes nos chats, apresentando questões e demonstrando interesse nas travessias entre a LA e os Estudos Surdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7140_TB1477_29022024230858.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE CAROLINE GONÇALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE LIMA"
    "autor_email" => "daniele.lima@ufrn.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No Brasil, os Estudos Surdos (ES) ainda não contam com programas de pós-graduação específicos, embora sejam reconhecidos como campo de estudos acadêmicos. Tal fato leva surdos e ouvintes afiliados aos ES a buscar em programas de outras áreas espaço para, em diálogo, realizar suas formações em níveis de mestrado e doutorado. Em tal cenário, a Linguística Aplicada (LA) se revela como terreno fértil à produção acadêmica vinculada aos Estudos Surdos, pois se declara como espaço que incentiva a relação entre saberes de proveniências diversas, contribuindo para a inteligibilidade de problemas sociais que têm em seu núcleo questões de linguagem. Neste trabalho, objetivamos relatar uma experiência de formação acadêmica, vivenciada na ministração do curso de extensão “Comunidade Surda e(m) Linguística Aplicada: possibilidades de pesquisa” por docentes do Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A ação foi criada considerando a demanda originada pelo cenário de formação stricto sensu acima descrito e a escassez de oferta de cursos de LA voltados para público surdo sinalizador no contexto da pandemia de Covid - 19. A extensão, destinada a 148 participantes de diversas localidades do país, foi realizada em Libras de forma virtual. Aqui, apresentamos, a princípio, a temática do curso e o que motivou sua realização. Em seguida, detalhamos como ele foi organizado e realizado, da divulgação à disponibilização em plataforma virtual. Por fim, avaliamos a ação, levantando criticamente tanto aspectos que devem ser suprimidos ou aprimorados no curso quanto aspectos a serem mantidos e ampliados em edições futuras. Dentre os resultados, destacamos o grande engajamento dos extensionistas, evidenciado no número expressivo de visualizações, que superaram a estimativa inicial; e na intensa interação de/entre surdos e ouvintes nos chats, apresentando questões e demonstrando interesse nas travessias entre a LA e os Estudos Surdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.