A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO E O PAPEL DO PROFESSOR NA SOCIEDADE LÍQUIDA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109859 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1393 "inscrito_id" => 7756 "titulo" => "A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO E O PAPEL DO PROFESSOR NA SOCIEDADE LÍQUIDA" "resumo" => "Este artigo discorre sobre o processo evolutivo da educação 1.0 até a 5.0, refletindo sobre os aspectos a serem apreendidos pelos professores para ensinar estudantes de diferentes gerações no contexto da modernidade líquida. Com essas discussões objetiva-se responder como deve ser a educação na modernidade atual, o ensino para os atuais estudantes, bem como as características de cada geração. Além disso, pretende-se sinalizar de que maneira o educador e as instituições de ensino devem corresponder a demanda dos alunos de diferentes gerações, isto é, como devem mediar o conhecimento considerando cada perfil. Para tanto, adotada como metodologia a revisão bibliográfica, fundamentada nos trabalhos de Mello et al. (2020), Bauman (2001, 2008), Fávero & Centenaro (2019), Novais (2018), entre outros. Por fim, os resultados desse estudo apontam que em tempos de inconstância e efemeridade, os professores e as instituições educativas precisam utilizar as tecnologias disponíveis, considerar o ensino por competências, bem como o emprego de metodologias ativas para promover o protagonismo juvenil, uma vez que essas estratégias correspondem aos anseios das diferentes gerações de estudantes, especialmente a geração Alpha que é mais propenso ao uso das ferramentas digitais. Em suma, identificou-se também que a ação das instituições de ensino deve estar pautada no acolhimento e no fomento de formação para que o educador possa fazer curadoria, desenvolver projetos personalizados de maneira a promover também as habilidades socioemocionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7756_TB1393_01102024205559.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA VERÔNICA SILVA VALE" "autor_nome_curto" => "KARLA" "autor_email" => "kvsvales@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109859 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1393 "inscrito_id" => 7756 "titulo" => "A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO E O PAPEL DO PROFESSOR NA SOCIEDADE LÍQUIDA" "resumo" => "Este artigo discorre sobre o processo evolutivo da educação 1.0 até a 5.0, refletindo sobre os aspectos a serem apreendidos pelos professores para ensinar estudantes de diferentes gerações no contexto da modernidade líquida. Com essas discussões objetiva-se responder como deve ser a educação na modernidade atual, o ensino para os atuais estudantes, bem como as características de cada geração. Além disso, pretende-se sinalizar de que maneira o educador e as instituições de ensino devem corresponder a demanda dos alunos de diferentes gerações, isto é, como devem mediar o conhecimento considerando cada perfil. Para tanto, adotada como metodologia a revisão bibliográfica, fundamentada nos trabalhos de Mello et al. (2020), Bauman (2001, 2008), Fávero & Centenaro (2019), Novais (2018), entre outros. Por fim, os resultados desse estudo apontam que em tempos de inconstância e efemeridade, os professores e as instituições educativas precisam utilizar as tecnologias disponíveis, considerar o ensino por competências, bem como o emprego de metodologias ativas para promover o protagonismo juvenil, uma vez que essas estratégias correspondem aos anseios das diferentes gerações de estudantes, especialmente a geração Alpha que é mais propenso ao uso das ferramentas digitais. Em suma, identificou-se também que a ação das instituições de ensino deve estar pautada no acolhimento e no fomento de formação para que o educador possa fazer curadoria, desenvolver projetos personalizados de maneira a promover também as habilidades socioemocionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7756_TB1393_01102024205559.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA VERÔNICA SILVA VALE" "autor_nome_curto" => "KARLA" "autor_email" => "kvsvales@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }