Este artigo discorre sobre o processo evolutivo da educação 1.0 até a 5.0, refletindo sobre os aspectos a serem apreendidos pelos professores para ensinar estudantes de diferentes gerações no contexto da modernidade líquida. Com essas discussões objetiva-se responder como deve ser a educação na modernidade atual, o ensino para os atuais estudantes, bem como as características de cada geração. Além disso, pretende-se sinalizar de que maneira o educador e as instituições de ensino devem corresponder a demanda dos alunos de diferentes gerações, isto é, como devem mediar o conhecimento considerando cada perfil. Para tanto, adotada como metodologia a revisão bibliográfica, fundamentada nos trabalhos de Mello et al. (2020), Bauman (2001, 2008), Fávero & Centenaro (2019), Novais (2018), entre outros. Por fim, os resultados desse estudo apontam que em tempos de inconstância e efemeridade, os professores e as instituições educativas precisam utilizar as tecnologias disponíveis, considerar o ensino por competências, bem como o emprego de metodologias ativas para promover o protagonismo juvenil, uma vez que essas estratégias correspondem aos anseios das diferentes gerações de estudantes, especialmente a geração Alpha que é mais propenso ao uso das ferramentas digitais. Em suma, identificou-se também que a ação das instituições de ensino deve estar pautada no acolhimento e no fomento de formação para que o educador possa fazer curadoria, desenvolver projetos personalizados de maneira a promover também as habilidades socioemocionais.