ESTADO DO CONHECIMENTO DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E OS SABERES DOCENTES CONSTITUTIVOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113021 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5893 "inscrito_id" => 15619 "titulo" => "ESTADO DO CONHECIMENTO DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E OS SABERES DOCENTES CONSTITUTIVOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO" "resumo" => "Pesquisa em andamento, financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ações Afirmativas (PIBIC-AF) edição 2023-2024 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que se constitui em revisão de literatura com o objetivo investigar a aprendizagem da docência a partir dos saberes docentes constitutivos na formação do pedagogo. Um aspecto fundamental na aprendizagem da docência é a formação inicial, que nesta pesquisa se dá na formação do pedagogo, que proporciona fundamentos teóricos e práticos necessários para iniciar sua carreira apoiados nos fundamentos teóricos de Mizukami (2004; 2005; 2010), Moura (1997; 2000) e Arruda (2012). Esses autores têm contribuído para esse campo de investigação na busca de caminhos reflexivos da formação de professores pelas vivências e concepções estudadas, seja ela pessoal, permanente e contínua. Essa pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos do Estado do Conhecimento (EC) de Morosini e Fernandes (2014) e Santos e Morossini (2021). Nesta etapa da pesquisa apresentamos alguns aspectos do referencial teórico utilizado para a escolha dos descritores “aprendizagem da docência” e “saberes docentes”, utilizados na busca nos repositórios da CAPES de 2019 a 2023 visando contribuir para investigação na área de formação inicial de pedagogos. Os resultados, parciais, mostram a relação dos saberes docentes adquiridos durante a formação inicial com as práticas de ensino, como participar do estágio curricular, estágio remunerado em escolas, participação no Programa Residência Pedagógica, Iniciação Científica, monitoria e outras atividades que colaboram na formação profissional de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15619_TB5893_27102024194054.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LÚCIA DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "lucia79.mary@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113021 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5893 "inscrito_id" => 15619 "titulo" => "ESTADO DO CONHECIMENTO DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E OS SABERES DOCENTES CONSTITUTIVOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO" "resumo" => "Pesquisa em andamento, financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ações Afirmativas (PIBIC-AF) edição 2023-2024 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que se constitui em revisão de literatura com o objetivo investigar a aprendizagem da docência a partir dos saberes docentes constitutivos na formação do pedagogo. Um aspecto fundamental na aprendizagem da docência é a formação inicial, que nesta pesquisa se dá na formação do pedagogo, que proporciona fundamentos teóricos e práticos necessários para iniciar sua carreira apoiados nos fundamentos teóricos de Mizukami (2004; 2005; 2010), Moura (1997; 2000) e Arruda (2012). Esses autores têm contribuído para esse campo de investigação na busca de caminhos reflexivos da formação de professores pelas vivências e concepções estudadas, seja ela pessoal, permanente e contínua. Essa pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos do Estado do Conhecimento (EC) de Morosini e Fernandes (2014) e Santos e Morossini (2021). Nesta etapa da pesquisa apresentamos alguns aspectos do referencial teórico utilizado para a escolha dos descritores “aprendizagem da docência” e “saberes docentes”, utilizados na busca nos repositórios da CAPES de 2019 a 2023 visando contribuir para investigação na área de formação inicial de pedagogos. Os resultados, parciais, mostram a relação dos saberes docentes adquiridos durante a formação inicial com as práticas de ensino, como participar do estágio curricular, estágio remunerado em escolas, participação no Programa Residência Pedagógica, Iniciação Científica, monitoria e outras atividades que colaboram na formação profissional de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15619_TB5893_27102024194054.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LÚCIA DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "lucia79.mary@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }