O propósito central deste estudo é investigar como as rotinas pedagógicas na Educação Infantil impactam na aprendizagem e no protagonismo das crianças. A Educação Infantil, sendo a primeira etapa da Educação Básica, é oferecida a crianças de zero a cinco anos, em instituições públicas e privadas, em jornadas parciais ou integrais. Um dos objetivos primordiais desta fase é promover o desenvolvimento integral da criança nos aspectos cognitivo, motor, emocional e social. Para alcançar esse objetivo, os educadores precisam planejar atividades pedagógicas que abordem esses aspectos formativos, garantindo assim os direitos de aprendizagem. Neste contexto, indagamos: como são estruturadas as rotinas pedagógicas na Educação Infantil, considerando a aprendizagem e o protagonismo das crianças? É crucial refletirmos sobre como planejar e implementar essas rotinas levando em conta o protagonismo infantil no ambiente escolar. Os educadores devem conceber o cotidiano considerando os aspectos cognitivos, socioafetivos e motores das crianças, bem como seus direitos de aprendizagem, que incluem conviver, brincar, explorar, expressar-se, conhecer-se e participar ativamente. Metodologicamente, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, fundamentada nas contribuições teóricas de autores como Barbosa (2006), Rapoport et al. (2017), Horn (2004), Moyles (2010), Oliveira (2012), entre outros, que exploram as rotinas, os fundamentos da Educação Infantil, o dia a dia e a organização dos tempos e espaços educativos. O planejamento das rotinas pedagógicas é um aspecto fundamental na prática dos educadores da Educação Infantil, pois proporciona estabilidade, contribui para o desenvolvimento da autonomia da criança e facilita a organização do tempo e das experiências de aprendizagem, promovendo assim sua consolidação.