A influência do jornalismo sobre a realidade social motiva um complexo conjunto de reflexões acadêmicas e sociopolíticas, entre elas, evidenciam-se as análises sobre a função educativa do jornalismo. Contudo, as perspectivas teóricas que tratam as interfaces entre o jornalismo e a educação não são homogêneas. O estudo objetivou identificar, através de pesquisas bibliográficas, discussões que envolvem a função educativa do jornalismo e como essa abordagem pode ser percebida nas produções, não somente acadêmicas, mas nas práticas jornalísticas cotidianas. Frente às interações com as referências consultadas, alguns aspectos se destacam: 1) o jornalismo, em suas diferentes versões, possui alto potencial educativo, mas essa característica não se estabelece de forma orgânica; 2) para que as práticas jornalísticas alcancem uma efetiva função educativa, em muitos casos, é necessário o rompimento com barreiras políticas e econômicas; 3) existem produções jornalísticas estrategicamente pensadas como instrumentos educativos; 4) em alguns territórios e para um conjunto de grupos populacionais, as produções jornalísticas integra a soma dos principais instrumentos educativos; 5) a função educativa do jornalismo deve ser percebida e promovida com base em critérios éticos. Por fim, aponta-se a necessidade de expansão nas discussões que envolvem a função educativa do jornalismo, através de reflexões contextuais, com o intuito de estabelecer parâmetros efetivos para a promoção de informações educativas de qualidade e com linguagem acessível à diversidade de públicos que compõem a sociedade.