Para tornar o estudo dos fungos envolvente e acessível, foi desenvolvida uma proposta inovadora denominada "conexões micológicas: uma abordagem inclusiva no ensino dos fungos". O jogo foi confeccionado com material de baixo custo e contém um tabuleiro dinâmico, cartas de notícias informativas, dados e marcadores de pontos para proporcionar uma exploração abrangente dos conceitos micológicos, desde a identificação de espécies até a compreensão de sua ecologia e importância nos ecossistemas. Além disso, a inclusão de linguagem em braile no tabuleiro demonstra o compromisso em tornar o jogo acessível a pessoas com deficiência visual, promovendo a igualdade de oportunidades. Durante o jogo, os participantes avançam pelo tabuleiro, respondendo a desafios contidos nas cartas de notícia e participam de eventos especiais, o que não apenas dissemina informações sobre fungos, mas também proporciona uma imersão prática no fascinante mundo da micologia. As interações durante o jogo estimulam discussões informais, promovendo diálogo entre os participantes, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e participativa. Além disso, foi realizada a doação do jogo para uma escola pública destacando o compromisso em contribuir ativamente para o avanço da educação inclusiva, especialmente para alunos com deficiência visual. A utilização de metodologias ativas e impactantes faz a diferença no ensino e na aprendizagem dos estudantes. Assim, o jogo "conexões micológicas: uma abordagem inclusiva no ensino dos fungos" não apenas desafia paradigmas, como também promove uma abordagem educacional inovadora e inclusiva. Essa experiência lúdica proporciona uma compreensão mais profunda e duradoura da diversidade e importância dos fungos, contribuindo para um ambiente educacional mais enriquecedor.