ALÉM DO TEMPO: OS DESAFIOS DAS PESSOAS COM DIAGNÓSTICO TARDIO DE AUTISMO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113263 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6277 "inscrito_id" => 15650 "titulo" => "ALÉM DO TEMPO: OS DESAFIOS DAS PESSOAS COM DIAGNÓSTICO TARDIO DE AUTISMO" "resumo" => "O Transtorno Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que aponta as seguintes características: déficit de comunicação, interação social, interesses e atividades atípicas, além de movimentos estereotipados, dentre outros. No Brasil foi criada a Lei 12.764 que estabelece a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista que prevê saúde e proteção integral às pessoas com este espectro, por isso, um diagnóstico de TEA possibilita a garantia desses direitos e abre caminhos para acesso as melhorias na qualidade de vida. A ampliação do acesso à informação, aumento de profissionais especializados e mudanças nos critérios de diagnósticos, são fatores que propiciam o diagnóstico tardio, contudo, ainda é inexplorado os desafios enfrentados durante o período pós diagnóstico. Dessa forma, o presente estudo visa conhecer os impactos do diagnóstico tardio em pessoas com autismo dentro da literatura já existente. Além disso, objetivou-se identificar as possíveis comorbidades causadas pelo diagnóstico tardio de autismo, apontando os possíveis prejuízos no desenvolvimento acadêmico e profissional e por conseguinte, analisar como a desinformação e o capacitismo impactam na aceitação do diagnóstico. Diante disso, este estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada através da técnica de revisão bibliográfica. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando os descritores "autismo", "diagnóstico tardio" e "prejuízos". Assim, espera-se que esta pesquisa ajude a entender os efeitos do diagnóstico tardio de TEA e a desenvolver estratégias para minimizar os prejuízos, promovendo maior inclusão para as pessoas com autismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15650_TB6277_27102024102835.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GISLAYNE DOS SANTOS CARDOSO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandagislayne@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113263 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6277 "inscrito_id" => 15650 "titulo" => "ALÉM DO TEMPO: OS DESAFIOS DAS PESSOAS COM DIAGNÓSTICO TARDIO DE AUTISMO" "resumo" => "O Transtorno Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que aponta as seguintes características: déficit de comunicação, interação social, interesses e atividades atípicas, além de movimentos estereotipados, dentre outros. No Brasil foi criada a Lei 12.764 que estabelece a Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista que prevê saúde e proteção integral às pessoas com este espectro, por isso, um diagnóstico de TEA possibilita a garantia desses direitos e abre caminhos para acesso as melhorias na qualidade de vida. A ampliação do acesso à informação, aumento de profissionais especializados e mudanças nos critérios de diagnósticos, são fatores que propiciam o diagnóstico tardio, contudo, ainda é inexplorado os desafios enfrentados durante o período pós diagnóstico. Dessa forma, o presente estudo visa conhecer os impactos do diagnóstico tardio em pessoas com autismo dentro da literatura já existente. Além disso, objetivou-se identificar as possíveis comorbidades causadas pelo diagnóstico tardio de autismo, apontando os possíveis prejuízos no desenvolvimento acadêmico e profissional e por conseguinte, analisar como a desinformação e o capacitismo impactam na aceitação do diagnóstico. Diante disso, este estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada através da técnica de revisão bibliográfica. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando os descritores "autismo", "diagnóstico tardio" e "prejuízos". Assim, espera-se que esta pesquisa ajude a entender os efeitos do diagnóstico tardio de TEA e a desenvolver estratégias para minimizar os prejuízos, promovendo maior inclusão para as pessoas com autismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15650_TB6277_27102024102835.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GISLAYNE DOS SANTOS CARDOSO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandagislayne@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }