A EDUCAÇÃO MUSICAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
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O objetivo da pesquisa consistiu em identificar a repercussão da inserção da música (envolvendo estudo do ritmo, timbre e voz) como atividade escolar, a partir de uma experiência com canto coral em uma escola da rede municipal de ensino de Fortaleza. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com estudantes de 4° e 5° anos, integrantes do coral da instituição educativa, durante os meses de agosto a dezembro de 2023. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas e observações. A pesquisa situa-se na abordagem qualitativa, tendo como aporte epistemológico a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Constatou-se que o ensino da música favorece a socialização, propiciando um espaço inclusivo efetivo, além da valorização cultural, trabalho em equipe, criatividade, bem-estar emocional, autoconfiança, dentre outros. Portanto, a educação musical desempenha um relevante papel para o desenvolvimento holístico dos estudantes, promovendo habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras. 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