Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLABORAÇÃO MULTIDISCIPLINAR ENTRE O PEDAGOGO E O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110317
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2052
    "inscrito_id" => 9700
    "titulo" => "COLABORAÇÃO MULTIDISCIPLINAR ENTRE O PEDAGOGO E O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH"
    "resumo" => "A abordagem multidisciplinar visa uma relação colaborativa entre pedagogos e professor de Educação Física, desempenha um papel crucial na inclusão de alunos com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação atual. O TDAH é caracterizado por desatenção, desorganização, hiperatividade e impulsividade, exigindo abordagens colaborativas e interdisciplinares. A inclusão desses alunos requer compreensão e adaptação por parte dos profissionais envolvidos. A interação entre pedagogos e professores de Educação Física permite a identificação precoce das necessidades dos alunos e a adaptação de estratégias pedagógicas. O referencial teórico-metodológico justifica-se em destacar a importância dessa parceria para criar um ambiente educacional inclusivo, trata-se de um estudo de revisão de literatura exploratório e descritivo que busca compreender a colaboração multidisciplinar como meio de promover a inclusão de alunos com TDAH. Os resultados destacam a importância de uma abordagem personalizada para os alunos com o transtorno, considerando suas necessidades individuais. Estratégias pedagógicas e físicas são planejadas de forma colaborativa, com monitoramento contínuo para ajustes conforme necessário. A cooperação multidisciplinar entre pedagogos e professores de Educação Física contribui para a criação de um ambiente escolar inclusivo e enriquecedor. Essa abordagem não apenas beneficia os alunos com TDAH, mas também promove uma cultura escolar sensível, às necessidades de todos os alunos. Em suma, a colaboração entre esses profissionais é fundamental para garantir que cada aluno, incluindo aqueles com TDAH, tenha a oportunidade de alcançar seu potencial máximo em todos os aspectos da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9700_TB2052_14102024165347.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Larissa Alves"
    "autor_email" => "alves07alves07@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110317
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2052
    "inscrito_id" => 9700
    "titulo" => "COLABORAÇÃO MULTIDISCIPLINAR ENTRE O PEDAGOGO E O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH"
    "resumo" => "A abordagem multidisciplinar visa uma relação colaborativa entre pedagogos e professor de Educação Física, desempenha um papel crucial na inclusão de alunos com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação atual. O TDAH é caracterizado por desatenção, desorganização, hiperatividade e impulsividade, exigindo abordagens colaborativas e interdisciplinares. A inclusão desses alunos requer compreensão e adaptação por parte dos profissionais envolvidos. A interação entre pedagogos e professores de Educação Física permite a identificação precoce das necessidades dos alunos e a adaptação de estratégias pedagógicas. O referencial teórico-metodológico justifica-se em destacar a importância dessa parceria para criar um ambiente educacional inclusivo, trata-se de um estudo de revisão de literatura exploratório e descritivo que busca compreender a colaboração multidisciplinar como meio de promover a inclusão de alunos com TDAH. Os resultados destacam a importância de uma abordagem personalizada para os alunos com o transtorno, considerando suas necessidades individuais. Estratégias pedagógicas e físicas são planejadas de forma colaborativa, com monitoramento contínuo para ajustes conforme necessário. A cooperação multidisciplinar entre pedagogos e professores de Educação Física contribui para a criação de um ambiente escolar inclusivo e enriquecedor. Essa abordagem não apenas beneficia os alunos com TDAH, mas também promove uma cultura escolar sensível, às necessidades de todos os alunos. Em suma, a colaboração entre esses profissionais é fundamental para garantir que cada aluno, incluindo aqueles com TDAH, tenha a oportunidade de alcançar seu potencial máximo em todos os aspectos da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9700_TB2052_14102024165347.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Larissa Alves"
    "autor_email" => "alves07alves07@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A abordagem multidisciplinar visa uma relação colaborativa entre pedagogos e professor de Educação Física, desempenha um papel crucial na inclusão de alunos com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação atual. O TDAH é caracterizado por desatenção, desorganização, hiperatividade e impulsividade, exigindo abordagens colaborativas e interdisciplinares. A inclusão desses alunos requer compreensão e adaptação por parte dos profissionais envolvidos. A interação entre pedagogos e professores de Educação Física permite a identificação precoce das necessidades dos alunos e a adaptação de estratégias pedagógicas. O referencial teórico-metodológico justifica-se em destacar a importância dessa parceria para criar um ambiente educacional inclusivo, trata-se de um estudo de revisão de literatura exploratório e descritivo que busca compreender a colaboração multidisciplinar como meio de promover a inclusão de alunos com TDAH. Os resultados destacam a importância de uma abordagem personalizada para os alunos com o transtorno, considerando suas necessidades individuais. Estratégias pedagógicas e físicas são planejadas de forma colaborativa, com monitoramento contínuo para ajustes conforme necessário. A cooperação multidisciplinar entre pedagogos e professores de Educação Física contribui para a criação de um ambiente escolar inclusivo e enriquecedor. Essa abordagem não apenas beneficia os alunos com TDAH, mas também promove uma cultura escolar sensível, às necessidades de todos os alunos. Em suma, a colaboração entre esses profissionais é fundamental para garantir que cada aluno, incluindo aqueles com TDAH, tenha a oportunidade de alcançar seu potencial máximo em todos os aspectos da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.