O presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dos sinais de pontuação nas coleções de livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) dos anos finais do Ensino Fundamental II, uma vez que os alunos ainda apresentam muitas dificuldades no momento de pontuar seus textos. É evidente que o ensino desses aspectos gramaticais ainda é feito de forma mecânica e não exitosa para o aluno no tocante ao emprego correto desses recursos linguísticos no português. Partindo do princípio que a pontuação constitui um importante instrumento de organização textual, acreditamos ser imprescindível uma frequente exposição do conteúdo na forma de ações pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos. O documento regulador e norteador da educação básica brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual ancora teoricamente este trabalho, tece o devido cuidado com o ensino da leitura e da escrita, levando em conta os aspectos formais, estilísticos e sócio-discursivos dos textos orais e escritos. Analisando a forma como é abordada a pontuação nessas coleções, assim como nas aulas de língua portuguesa, os resultados apontam a existência de uma lacuna e a necessidade de rever metodologias para uma melhor eficácia no processo ensino-aprendizagem.