Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO E ANÁLISE DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM:REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NAS CATEGORIAS DE CONTEÚDO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo, resultou de uma atividade da disciplina Letramento Digital e Ensino, do Mestrado em Linguística e Ensino – MPLE/UFPB, visando a aplicação e a análise de um objeto digital de aprendizagem (ODA), mediante a seleção de um dos links, propostos pelo professor da disciplina, direcionando-se a reflexões nas categorias de conteúdo e de práticas pedagógicas, consoante Gomes (2008). No contexto atual, urge discutirmos a necessidade da integração da tecnologia às práticas pedagógicas, destacando sua multiplicidade no atendimento das demandas específicas de aprendizagem. Para tanto, dialogamos sobre o papel singular do professor nesse processo integrativo, considerando que os ODA são excelentes recursos pedagógicos, no entanto, precisam ser bem analisados pelos os professores, alinhados a seus objetivos didáticos, frente às especificidades de sua turma. O objeto digital selecionado para a análise é denominado por encanamento textual, disponível em https://static.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual-desafio-de-compreensao-textual/, é um dos jogos da plataforma do Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Significativa (NOAS), que auxilia os alunos a aprimoram suas habilidades de compreensão textual, completando textos e fazendo conexões assertivas a partir do emprego correto das conjunções, dos advérbios e das locuções adverbiais. A aplicação ocorreu, em 2024, com 21 alunos de 9º ano, de uma escola pública do interior do Ceará. O estudo foi conduzido com base nas orientações teóricas de Gomes (2008) e de Moran (2000). Com o estudo realizado, concluímos que os recursos tecnológicos são potentes aliados ao processo de ensino aprendizagem, cabendo à escola o papel de organização do aparato tecnológico, bem como incentivo aos profissionais de educação, mediante planejamentos de ações didáticas, utilizando-se de recursos tecnológicos virtuais, que contribuam para a formação de aprendizes ativos nos distintos níveis de comunicação, de interação e de apreensão de conhecimentos, buscando a efetivação dos letramentos.

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