Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO: EXPERIÊNCIA DO PET BIOLOGIA UFC COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE SOCIALMENTE VULNERÁVEL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109694
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1146
    "inscrito_id" => 3363
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO: EXPERIÊNCIA DO PET BIOLOGIA UFC COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE SOCIALMENTE VULNERÁVEL"
    "resumo" => "É de extrema importância que questões ambientais sejam discutidas em todos os níveis e espaços educativos formais ou não-formais. A Educação Ambiental (EA), geralmente, não alcança espaços não-formais de ensino, afastando os educadores da realidade do educando. Para uma melhor contextualização com esta realidade, é importante que o educador tenha um panorama da sociedade, utilizando-se de espaços de ensino não-formais para contextualizar os problemas ambientais com o cotidiano dos alunos e compreender realidades diferentes. Dito isso, o Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará realizou uma atividade de EA para crianças do nível fundamental na sede do Instituto Pensando Bem, Organização Não Governamental (ONG) localizada em uma comunidade vulnerável. Este trabalho visa relatar a experiência do grupo em um espaço de ensino não-formal e o processo de planejamento da atividade. Pensando na problemática das catástrofes ambientais que impactam as populações periféricas e, especificamente, a comunidade visitada, os integrantes do grupo, chamados de petianos, escolheram trabalhar com os impactos do descarte incorreto de resíduos sólidos. Para entender a experiência do grupo, enviou-se um questionário on-line com perguntas objetivas e subjetivas. A maioria dos petianos envolvidos na atividade já possuíam experiência com educação ambiental em espaços não-formais de ensino e atribuíram nota máxima na escala Likert à experiência na ONG. Entre os comentários dos petianos, destacaram-se declarações sobre a importância de vivenciar o cotidiano da comunidade, a adaptação da teoria aos problemas da região, a necessidade de acessibilidade aos conteúdos, a prática da ciência cidadã com recorte social e contribuição essencial para a formação de educadores. Por fim, os petianos consideraram ideal a temática escolhida, considerando as situações de acúmulo de lixo que expõem os habitantes a vulnerabilidades infraestruturais e médicas, tornando a atividade enriquecedora à sua formação acadêmica e transformadora ao público-alvo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3363_TB1146_20102024205327.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA DE HOLANDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabellahs2001@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109694
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1146
    "inscrito_id" => 3363
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO: EXPERIÊNCIA DO PET BIOLOGIA UFC COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE SOCIALMENTE VULNERÁVEL"
    "resumo" => "É de extrema importância que questões ambientais sejam discutidas em todos os níveis e espaços educativos formais ou não-formais. A Educação Ambiental (EA), geralmente, não alcança espaços não-formais de ensino, afastando os educadores da realidade do educando. Para uma melhor contextualização com esta realidade, é importante que o educador tenha um panorama da sociedade, utilizando-se de espaços de ensino não-formais para contextualizar os problemas ambientais com o cotidiano dos alunos e compreender realidades diferentes. Dito isso, o Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará realizou uma atividade de EA para crianças do nível fundamental na sede do Instituto Pensando Bem, Organização Não Governamental (ONG) localizada em uma comunidade vulnerável. Este trabalho visa relatar a experiência do grupo em um espaço de ensino não-formal e o processo de planejamento da atividade. Pensando na problemática das catástrofes ambientais que impactam as populações periféricas e, especificamente, a comunidade visitada, os integrantes do grupo, chamados de petianos, escolheram trabalhar com os impactos do descarte incorreto de resíduos sólidos. Para entender a experiência do grupo, enviou-se um questionário on-line com perguntas objetivas e subjetivas. A maioria dos petianos envolvidos na atividade já possuíam experiência com educação ambiental em espaços não-formais de ensino e atribuíram nota máxima na escala Likert à experiência na ONG. Entre os comentários dos petianos, destacaram-se declarações sobre a importância de vivenciar o cotidiano da comunidade, a adaptação da teoria aos problemas da região, a necessidade de acessibilidade aos conteúdos, a prática da ciência cidadã com recorte social e contribuição essencial para a formação de educadores. Por fim, os petianos consideraram ideal a temática escolhida, considerando as situações de acúmulo de lixo que expõem os habitantes a vulnerabilidades infraestruturais e médicas, tornando a atividade enriquecedora à sua formação acadêmica e transformadora ao público-alvo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3363_TB1146_20102024205327.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA DE HOLANDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabellahs2001@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

É de extrema importância que questões ambientais sejam discutidas em todos os níveis e espaços educativos formais ou não-formais. A Educação Ambiental (EA), geralmente, não alcança espaços não-formais de ensino, afastando os educadores da realidade do educando. Para uma melhor contextualização com esta realidade, é importante que o educador tenha um panorama da sociedade, utilizando-se de espaços de ensino não-formais para contextualizar os problemas ambientais com o cotidiano dos alunos e compreender realidades diferentes. Dito isso, o Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará realizou uma atividade de EA para crianças do nível fundamental na sede do Instituto Pensando Bem, Organização Não Governamental (ONG) localizada em uma comunidade vulnerável. Este trabalho visa relatar a experiência do grupo em um espaço de ensino não-formal e o processo de planejamento da atividade. Pensando na problemática das catástrofes ambientais que impactam as populações periféricas e, especificamente, a comunidade visitada, os integrantes do grupo, chamados de petianos, escolheram trabalhar com os impactos do descarte incorreto de resíduos sólidos. Para entender a experiência do grupo, enviou-se um questionário on-line com perguntas objetivas e subjetivas. A maioria dos petianos envolvidos na atividade já possuíam experiência com educação ambiental em espaços não-formais de ensino e atribuíram nota máxima na escala Likert à experiência na ONG. Entre os comentários dos petianos, destacaram-se declarações sobre a importância de vivenciar o cotidiano da comunidade, a adaptação da teoria aos problemas da região, a necessidade de acessibilidade aos conteúdos, a prática da ciência cidadã com recorte social e contribuição essencial para a formação de educadores. Por fim, os petianos consideraram ideal a temática escolhida, considerando as situações de acúmulo de lixo que expõem os habitantes a vulnerabilidades infraestruturais e médicas, tornando a atividade enriquecedora à sua formação acadêmica e transformadora ao público-alvo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.