PROJETO TORNAMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114381 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7855 "inscrito_id" => 19250 "titulo" => "PROJETO TORNAMÁTICA" "resumo" => "Tendo em vista a importância do ensino de Matemática na trajetória escolar dos nossos alunos e ainda, as contribuições em se trabalhar com o lúdico e materiais concretos durante o ensino desse componente curricular no processo de ensino e aprendizagem. Surge a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas no ensino fundamental. Com isso, é desenvolvido desde 2022 no município de Lagoa Salgada o projeto Tornemática, com o objetivo de trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dos nossos alunados, despertando neles a curiosidade, a concentração, a socialização, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Partindo desse pressumposto, propomos fazer atividade com vários desafios matemáticos, de forma interna e externa, mudando a rotina de sala de aula para despertar o interesse do aluno, já que, o torneio promove aprendizagem da Matemática de forma lúdica e com a participação de equipes organizadas, com atividades que desenvolvem o raciocínio lógico, resolução de problemas, cálculo mental e conhecimentos geométricos. Para os professores o torneio evidencia a capacidade dos estudantes quando trabalham em equipe e tem autonomia para produzirem sua própria aprendizagem. Para os estudantes, participar do torneio incentiva a pensar e raciocinar de forma rápida. Nesta perspectiva, o raciocínio lógico é visto como o conjunto de ideias pensadas para chegar a determinada conclusão ou resolução de um problema, conforme Piaget (1896), Copi (1978) e Vygostky (1973). Os resultados obtidos revelam que a matemática é um meio fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico de uma criança até sua idade adulta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19250_TB7855_01082024151733.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINEIDE FERREIRA DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FRANCINEIDE" "autor_email" => "neidecarreiro2012@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114381 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7855 "inscrito_id" => 19250 "titulo" => "PROJETO TORNAMÁTICA" "resumo" => "Tendo em vista a importância do ensino de Matemática na trajetória escolar dos nossos alunos e ainda, as contribuições em se trabalhar com o lúdico e materiais concretos durante o ensino desse componente curricular no processo de ensino e aprendizagem. Surge a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas no ensino fundamental. Com isso, é desenvolvido desde 2022 no município de Lagoa Salgada o projeto Tornemática, com o objetivo de trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dos nossos alunados, despertando neles a curiosidade, a concentração, a socialização, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Partindo desse pressumposto, propomos fazer atividade com vários desafios matemáticos, de forma interna e externa, mudando a rotina de sala de aula para despertar o interesse do aluno, já que, o torneio promove aprendizagem da Matemática de forma lúdica e com a participação de equipes organizadas, com atividades que desenvolvem o raciocínio lógico, resolução de problemas, cálculo mental e conhecimentos geométricos. Para os professores o torneio evidencia a capacidade dos estudantes quando trabalham em equipe e tem autonomia para produzirem sua própria aprendizagem. Para os estudantes, participar do torneio incentiva a pensar e raciocinar de forma rápida. Nesta perspectiva, o raciocínio lógico é visto como o conjunto de ideias pensadas para chegar a determinada conclusão ou resolução de um problema, conforme Piaget (1896), Copi (1978) e Vygostky (1973). Os resultados obtidos revelam que a matemática é um meio fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico de uma criança até sua idade adulta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19250_TB7855_01082024151733.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINEIDE FERREIRA DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FRANCINEIDE" "autor_email" => "neidecarreiro2012@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }