Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SOBRE DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS A PARTIR DA CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO NO MUNICÍPIO DE BOQUIRA/BA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem por objetivo demonstrar como o estudo da contaminação por chumbo no Município de Boquira/BA, a partir do descarte inadequado de rejeitos minerais, apresenta-se como instrumento para inserção da educação sobre direitos humanos no ensino de Química. A Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, em seu art. 25, reconhece o direito de todos a um nível de vida suficiente para lhe assegurar a saúde e o bem-estar. Além disso, a Constituição Federal de 1988, em seu art. 6°, estabelece a saúde como um direito social, e, em seu art. 225, estabelece o meio ambiente ecologicamente equilibrado como um direito de todos. Nesse sentido, enfatiza-se que as consequências do descarte inadequado de rejeitos minerais no Munícipio de Boquira/BA provocaram reverberações negativas no campo dos direitos humanos dos munícipes, em especial no que diz respeito aos seus diretos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e à saúde. Optou-se pela utilização de fontes bibliográficas que se dedicaram a investigar a referida contaminação, em especial artigos científicos, e pela utilização de documentos normativos que regulam a educação sobre direitos humanos. A análise dessas fontes levou à compreensão de que o estudo da referida contaminação e de suas consequências na localidade é relevante para a realização de debates (inter/transdisciplinares e transversais) nas escolas da região sobre conteúdos previstos na Resolução CNE/CP n° 1/2012 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação sobre Direitos Humanos). Isso vale até mesmo para a abordagem de conteúdos associados com a Química, em razão da natureza da contaminação, que envolve o elemento químico chumbo (Pb). Ademais, salienta-se que a opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica e de análise documental.

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