A ciência geográfica é uma das áreas de conhecimento mais fundamentais e indispensáveis devido suas contribuições na formulação e manutenção da dinâmica sócio-espacial de nossa sociedade, portanto, os cursos de licenciatura em Geografia tem grande impacto e importância, já que, é um dos cursos mais presentes nas universidades de nosso país, entregando a sociedade brasileira um fluxo constante de novos professores geógrafos todos os anos, no qual, muito desses professores, possuem forte inclinação para a pesquisa, logo, abraçando a causa do desenvolvimento e progresso científico nacional. O componente curricular de teoria e evolução do pensamento geográfico é uma das base para formação dos novos professores de geografia, em especial no centro de humanidades da Universidade Estadual da Paraíba, (CH/UEPB), cujo, ao mesmo é atribuído o papel de porta de entrada para a graduação na licenciatura em Geografia na instituição, de modo que, a cadeira visa apresentar os conceitos, teorias e teóricos clássicos da ciência geográfica, como o Friedrich Ratzel e suas discussões sobre espaço vital, La Blache com a renomada visão do possibilismo geográfico, e sem deixar de mencionar, o renomado Milton Santos, que é um dos maiores nomes da Geografia, por dar grandes contribuições para melhor análise do espaço geográfico por meio da globalização, entre tantos outros teóricos e teorias importantes que dão sustentação inicial ao longo da formação docente em Geografia. A monitoria entra como grande papel no aprimoramento e aprofundamento no exercício docente, mas também na pesquisa, principalmente na geografia humana, a vista que, há um constante contato com teorias sociais, para possibilitar compreender melhor o ser humano e suas dinâmicas no espaço geográfico. A presente pesquisa busca por meio de revisão bibliográfica refletir a formatação do docente pesquisador, de maneira especial junto do olhar da Geografia Humana, apoiado ao exercício de monitoria e suas implicações.