TEORIA E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO (CH / UEPB) ENTRE (2021-2022) PARA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES PESQUISADORES NA GEOGRAFIA HUMANA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110247 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1958 "inscrito_id" => 5754 "titulo" => "TEORIA E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO (CH / UEPB) ENTRE (2021-2022) PARA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES PESQUISADORES NA GEOGRAFIA HUMANA." "resumo" => "A ciência geográfica é uma das áreas de conhecimento mais fundamentais e indispensáveis devido suas contribuições na formulação e manutenção da dinâmica sócio-espacial de nossa sociedade, portanto, os cursos de licenciatura em Geografia tem grande impacto e importância, já que, é um dos cursos mais presentes nas universidades de nosso país, entregando a sociedade brasileira um fluxo constante de novos professores geógrafos todos os anos, no qual, muito desses professores, possuem forte inclinação para a pesquisa, logo, abraçando a causa do desenvolvimento e progresso científico nacional. O componente curricular de teoria e evolução do pensamento geográfico é uma das base para formação dos novos professores de geografia, em especial no centro de humanidades da Universidade Estadual da Paraíba, (CH/UEPB), cujo, ao mesmo é atribuído o papel de porta de entrada para a graduação na licenciatura em Geografia na instituição, de modo que, a cadeira visa apresentar os conceitos, teorias e teóricos clássicos da ciência geográfica, como o Friedrich Ratzel e suas discussões sobre espaço vital, La Blache com a renomada visão do possibilismo geográfico, e sem deixar de mencionar, o renomado Milton Santos, que é um dos maiores nomes da Geografia, por dar grandes contribuições para melhor análise do espaço geográfico por meio da globalização, entre tantos outros teóricos e teorias importantes que dão sustentação inicial ao longo da formação docente em Geografia. A monitoria entra como grande papel no aprimoramento e aprofundamento no exercício docente, mas também na pesquisa, principalmente na geografia humana, a vista que, há um constante contato com teorias sociais, para possibilitar compreender melhor o ser humano e suas dinâmicas no espaço geográfico. A presente pesquisa busca por meio de revisão bibliográfica refletir a formatação do docente pesquisador, de maneira especial junto do olhar da Geografia Humana, apoiado ao exercício de monitoria e suas implicações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5754_TB1958_31032024010207.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSIEL DA SILVA MAXIMINO" "autor_nome_curto" => "JACKSIEL" "autor_email" => "jacksielsilva079@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110247 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1958 "inscrito_id" => 5754 "titulo" => "TEORIA E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO (CH / UEPB) ENTRE (2021-2022) PARA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES PESQUISADORES NA GEOGRAFIA HUMANA." "resumo" => "A ciência geográfica é uma das áreas de conhecimento mais fundamentais e indispensáveis devido suas contribuições na formulação e manutenção da dinâmica sócio-espacial de nossa sociedade, portanto, os cursos de licenciatura em Geografia tem grande impacto e importância, já que, é um dos cursos mais presentes nas universidades de nosso país, entregando a sociedade brasileira um fluxo constante de novos professores geógrafos todos os anos, no qual, muito desses professores, possuem forte inclinação para a pesquisa, logo, abraçando a causa do desenvolvimento e progresso científico nacional. O componente curricular de teoria e evolução do pensamento geográfico é uma das base para formação dos novos professores de geografia, em especial no centro de humanidades da Universidade Estadual da Paraíba, (CH/UEPB), cujo, ao mesmo é atribuído o papel de porta de entrada para a graduação na licenciatura em Geografia na instituição, de modo que, a cadeira visa apresentar os conceitos, teorias e teóricos clássicos da ciência geográfica, como o Friedrich Ratzel e suas discussões sobre espaço vital, La Blache com a renomada visão do possibilismo geográfico, e sem deixar de mencionar, o renomado Milton Santos, que é um dos maiores nomes da Geografia, por dar grandes contribuições para melhor análise do espaço geográfico por meio da globalização, entre tantos outros teóricos e teorias importantes que dão sustentação inicial ao longo da formação docente em Geografia. A monitoria entra como grande papel no aprimoramento e aprofundamento no exercício docente, mas também na pesquisa, principalmente na geografia humana, a vista que, há um constante contato com teorias sociais, para possibilitar compreender melhor o ser humano e suas dinâmicas no espaço geográfico. A presente pesquisa busca por meio de revisão bibliográfica refletir a formatação do docente pesquisador, de maneira especial junto do olhar da Geografia Humana, apoiado ao exercício de monitoria e suas implicações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5754_TB1958_31032024010207.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKSIEL DA SILVA MAXIMINO" "autor_nome_curto" => "JACKSIEL" "autor_email" => "jacksielsilva079@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }