Temas abordados nas aulas de ciências muitas vezes são descontextualizados e não relacionados à realidade do aluno. Este trabalho objetiva uma sequência didática para construção de conceitos e atitudes ambientais dos educandos utilizando o Photovoice como metodologia de ação participativa e colaborativa através do recurso da fotografia capturada pelos próprios participantes da pesquisa. A sequência didática será colocada em prática durante as aulas de ciências em uma turma de 8º ano de uma escola pública de Fortaleza, explorando a unidade temática Matéria e Energia. Diante dos desafios enfrentados pelos professores em sala nos últimos anos em relação a utilização de equipamentos eletrônicos por parte dos educandos, associar o uso e leitura da fotografia, que se tornou algo tão comum na realidade das pessoas, no processo de construção e aprendizagem dos alunos permite uma aproximação e interação do docente com seus discentes através desse mundo digital dando um maior sentido a ação de aprender, permitindo um diálogo sobre os valores, informações, conceitos e experiências construídas sob o olhar do próprio aluno tornando-o protagonista da construção do seu conhecimento.