Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCAR E APRENDER: A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA E A APRENDIZAGEM LUDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108900
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 54
    "inscrito_id" => 556
    "titulo" => "BRINCAR E APRENDER: A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA E A APRENDIZAGEM LUDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem na educação infantil deve ser significativo. A ludicidade desenvolve o indivíduo como um todo, possibilitando um ambiente de ensino agradável, satisfatório e atraente. Nesse caso, a educação infantil deve considerar a prática da ludicidade como uma ferramenta que auxiliará no desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, o estudo tem como finalidade analisar as contribuições da aprendizagem lúdica na educação infantil, destacando a importância do jogo, brinquedo, brincadeiras e da motricidade humana no ambiente escolar, como peculiar da infância e pilar da educação infantil. O problema da pesquisa foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem foi qualitativa. A coleta de dados e informações tiveram como fonte artigos publicados em Língua Portuguesa, em revistas especializadas do campo educacional, no período de 2020 a 2023, publicados na plataforma Scielo. O estudo fundamentou-se nos discursos sobre ludicidade e sua importância para a educação infantil de Ribeiro (2015), Fortuna (2011), Macedo (2015), na Base Nacional Comum Curricular (2017), nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dentre outros. A partir da análise realizada dos autores arrolados na pesquisa, é possível assegurar que a ludicidade tem um papel imprescindível na formação e desenvolvimento integral da criança, contribuindo com seu desenvolvimento físico-motor, cognitivo, afetivo e sociocultural. Quando utilizada na escola, como pilar da educação infantil, torna o ensino prazeroso, satisfatório, atraente e facilitador de diferentes aprendizagens. Isto implica a defesa de uma educação lúdica, que respeite o que é mais peculiar na infância, isto é, o jogo, o brinquedo e a brincadeira, garantindo desse forma, nos estabelecimentos de ensino, brinquedotecas, parques infantis, rotinas didática que comtemplem e estimulem a brincadeira livre, os jogos tradicionais infantis, bem como a formação dos profissionais da educação, especialmente dos professores, em relação ao conhecimento da corporeidade, motricidade e ludicidade humana e sua utilização da educação infantil"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID556_TB54_26102024120439.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAMILE MEDEIROS MORAES MATOS"
    "autor_nome_curto" => "Camile Medeiros"
    "autor_email" => "medeiroscamile8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108900
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 54
    "inscrito_id" => 556
    "titulo" => "BRINCAR E APRENDER: A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA E A APRENDIZAGEM LUDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem na educação infantil deve ser significativo. A ludicidade desenvolve o indivíduo como um todo, possibilitando um ambiente de ensino agradável, satisfatório e atraente. Nesse caso, a educação infantil deve considerar a prática da ludicidade como uma ferramenta que auxiliará no desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, o estudo tem como finalidade analisar as contribuições da aprendizagem lúdica na educação infantil, destacando a importância do jogo, brinquedo, brincadeiras e da motricidade humana no ambiente escolar, como peculiar da infância e pilar da educação infantil. O problema da pesquisa foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem foi qualitativa. A coleta de dados e informações tiveram como fonte artigos publicados em Língua Portuguesa, em revistas especializadas do campo educacional, no período de 2020 a 2023, publicados na plataforma Scielo. O estudo fundamentou-se nos discursos sobre ludicidade e sua importância para a educação infantil de Ribeiro (2015), Fortuna (2011), Macedo (2015), na Base Nacional Comum Curricular (2017), nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dentre outros. A partir da análise realizada dos autores arrolados na pesquisa, é possível assegurar que a ludicidade tem um papel imprescindível na formação e desenvolvimento integral da criança, contribuindo com seu desenvolvimento físico-motor, cognitivo, afetivo e sociocultural. Quando utilizada na escola, como pilar da educação infantil, torna o ensino prazeroso, satisfatório, atraente e facilitador de diferentes aprendizagens. Isto implica a defesa de uma educação lúdica, que respeite o que é mais peculiar na infância, isto é, o jogo, o brinquedo e a brincadeira, garantindo desse forma, nos estabelecimentos de ensino, brinquedotecas, parques infantis, rotinas didática que comtemplem e estimulem a brincadeira livre, os jogos tradicionais infantis, bem como a formação dos profissionais da educação, especialmente dos professores, em relação ao conhecimento da corporeidade, motricidade e ludicidade humana e sua utilização da educação infantil"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID556_TB54_26102024120439.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAMILE MEDEIROS MORAES MATOS"
    "autor_nome_curto" => "Camile Medeiros"
    "autor_email" => "medeiroscamile8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem na educação infantil deve ser significativo. A ludicidade desenvolve o indivíduo como um todo, possibilitando um ambiente de ensino agradável, satisfatório e atraente. Nesse caso, a educação infantil deve considerar a prática da ludicidade como uma ferramenta que auxiliará no desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, o estudo tem como finalidade analisar as contribuições da aprendizagem lúdica na educação infantil, destacando a importância do jogo, brinquedo, brincadeiras e da motricidade humana no ambiente escolar, como peculiar da infância e pilar da educação infantil. O problema da pesquisa foi estudado por meio de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem foi qualitativa. A coleta de dados e informações tiveram como fonte artigos publicados em Língua Portuguesa, em revistas especializadas do campo educacional, no período de 2020 a 2023, publicados na plataforma Scielo. O estudo fundamentou-se nos discursos sobre ludicidade e sua importância para a educação infantil de Ribeiro (2015), Fortuna (2011), Macedo (2015), na Base Nacional Comum Curricular (2017), nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dentre outros. A partir da análise realizada dos autores arrolados na pesquisa, é possível assegurar que a ludicidade tem um papel imprescindível na formação e desenvolvimento integral da criança, contribuindo com seu desenvolvimento físico-motor, cognitivo, afetivo e sociocultural. Quando utilizada na escola, como pilar da educação infantil, torna o ensino prazeroso, satisfatório, atraente e facilitador de diferentes aprendizagens. Isto implica a defesa de uma educação lúdica, que respeite o que é mais peculiar na infância, isto é, o jogo, o brinquedo e a brincadeira, garantindo desse forma, nos estabelecimentos de ensino, brinquedotecas, parques infantis, rotinas didática que comtemplem e estimulem a brincadeira livre, os jogos tradicionais infantis, bem como a formação dos profissionais da educação, especialmente dos professores, em relação ao conhecimento da corporeidade, motricidade e ludicidade humana e sua utilização da educação infantil

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.