O trabalho objetivou-se analisar a gestão democrática do Projeto Político Pedagógico (PPP) na escola indígena Manoel Francisco dos Santos que está localizada no território Jenipapo-Kanindé, e identificar como ocorre a participação indígena na gestão escolar desde a construção do documento, identificando os sujeitos e atores envolvidos no processo, os limites e as possibilidades de avanços que precisam ser construídos pela educação, focando as escolas indígenas. A metodologia do trabalho consistiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa, que lançou mão do método de análise documental e análise do conteúdo, resultando em um panorama sobre as características emancipatórias e/ou regulatórias da produção, implementação e estrutura do PPP. A construção do Projeto Político-Pedagógico foi realizada em caráter empírico-pedagógico, de forma totalmente democrática e participativa da comunidade. O PPP é produto do fortalecimento da educação escolar indígena, das lutas e reivindicações durante anos para se ter uma educação diferenciada em que se carrega as características de suas lutas e resistências, servindo como inspiração para a contínua construção de uma educação diferenciada, adequada às demandas étnicas de cada comunidade contemplada, e transformando as relações dos sujeitos não só com a educação, mas também com a vida em toda a sua complexa teia de relações.