Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110267
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1983
    "inscrito_id" => 9094
    "titulo" => "AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL."
    "resumo" => "RESUMO O estudo examina o papel da audiodescrição como ferramenta de acessibilidade para estudantes com deficiência visual, buscando compreender sua importância e impacto no processo de aprendizagem. Através de uma abordagem teórico-metodológica que envolve revisão bibliográfica e análise de casos práticos, investigamos como a audiodescrição pode oferecer suporte aos estudantes com deficiência visual, permitindo-lhes acesso a materiais educacionais de forma mais inclusiva e eficaz. Os resultados destacam que a audiodescrição pode melhorar significativamente a experiência de aprendizagem desses estudantes, promovendo sua participação ativa nas atividades escolares e garantindo igualdade de oportunidades. Além disso, identificamos que a implementação efetiva da audiodescrição requer a colaboração entre educadores, especialistas em acessibilidade e estudantes com deficiência visual, visando adaptar os recursos educacionais de acordo com suas necessidades específicas. Esse estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do papel da audiodescrição na promoção da acessibilidade educacional e destaca sua importância na construção de um ambiente de aprendizagem inclusivo e equitativo para todos os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9094_TB1983_04072024192859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA DEBORA NEVES MATOS"
    "autor_nome_curto" => "antonia debora"
    "autor_email" => "deboraisamatos@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110267
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1983
    "inscrito_id" => 9094
    "titulo" => "AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL."
    "resumo" => "RESUMO O estudo examina o papel da audiodescrição como ferramenta de acessibilidade para estudantes com deficiência visual, buscando compreender sua importância e impacto no processo de aprendizagem. Através de uma abordagem teórico-metodológica que envolve revisão bibliográfica e análise de casos práticos, investigamos como a audiodescrição pode oferecer suporte aos estudantes com deficiência visual, permitindo-lhes acesso a materiais educacionais de forma mais inclusiva e eficaz. Os resultados destacam que a audiodescrição pode melhorar significativamente a experiência de aprendizagem desses estudantes, promovendo sua participação ativa nas atividades escolares e garantindo igualdade de oportunidades. Além disso, identificamos que a implementação efetiva da audiodescrição requer a colaboração entre educadores, especialistas em acessibilidade e estudantes com deficiência visual, visando adaptar os recursos educacionais de acordo com suas necessidades específicas. Esse estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do papel da audiodescrição na promoção da acessibilidade educacional e destaca sua importância na construção de um ambiente de aprendizagem inclusivo e equitativo para todos os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9094_TB1983_04072024192859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA DEBORA NEVES MATOS"
    "autor_nome_curto" => "antonia debora"
    "autor_email" => "deboraisamatos@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO O estudo examina o papel da audiodescrição como ferramenta de acessibilidade para estudantes com deficiência visual, buscando compreender sua importância e impacto no processo de aprendizagem. Através de uma abordagem teórico-metodológica que envolve revisão bibliográfica e análise de casos práticos, investigamos como a audiodescrição pode oferecer suporte aos estudantes com deficiência visual, permitindo-lhes acesso a materiais educacionais de forma mais inclusiva e eficaz. Os resultados destacam que a audiodescrição pode melhorar significativamente a experiência de aprendizagem desses estudantes, promovendo sua participação ativa nas atividades escolares e garantindo igualdade de oportunidades. Além disso, identificamos que a implementação efetiva da audiodescrição requer a colaboração entre educadores, especialistas em acessibilidade e estudantes com deficiência visual, visando adaptar os recursos educacionais de acordo com suas necessidades específicas. Esse estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do papel da audiodescrição na promoção da acessibilidade educacional e destaca sua importância na construção de um ambiente de aprendizagem inclusivo e equitativo para todos os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.