O presente trabalho investiga o processo de inclusão do aluno com deficiência visual nas aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública situada no interior do Maranhão. A pesquisa aborda a forma como a escola tem lidado com os desafios da inclusão, especialmente no contexto específico das aulas de Língua Portuguesa, considerando as necessidades e particularidades desse grupo de alunos. O referencial teórico desta pesquisa baseia-se em conceitos da Psicologia Educacional e Educação Inclusiva. São exploradas teorias que abordam o processo de inclusão escolar, os desafios enfrentados pelos alunos com deficiência visual e as estratégias pedagógicas para promover sua participação efetiva nas aulas de Língua Portuguesa. Quanto à metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas com professores, gestores escolares, alunos com deficiência visual e suas famílias, além de observações em sala de aula. Os resultados obtidos apontam para desafios significativos enfrentados pela escola no processo de inclusão do aluno com deficiência visual. Entre os principais obstáculos estão a falta de recursos materiais adequados, a formação insuficiente dos professores para lidar com a diversidade, e a ausência de políticas educacionais efetivas voltadas para a inclusão. No entanto, também foram identificadas práticas bem-sucedidas, como o uso de recursos tecnológicos e adaptações curriculares, que contribuem para a promoção da inclusão e o acesso à educação de qualidade para esses alunos. Esses resultados sugerem a necessidade de investimentos em formação continuada para os profissionais da educação, bem como a implementação de políticas públicas mais inclusivas, visando garantir o direito à educação com equidade para todos os estudantes. Este trabalho está embasado em teóricos como Boulitreau (2021), Soares (2017), Gil (2008), Mantoan (2003), Sá, Campos e Silva (2007), dentre outros.