Este trabalho objetiva contribuir com o debate sobre as práticas pedagógicas com imagens na Educação Infantil. Parte de um projeto de iniciação científica da Universidade Federal da Paraíba que buscou investigar quais estratégias as professoras da rede municipal de ensino de João Pessoa, que atuam na pré-escola, desenvolvem ao incluir imagens nas atividades pedagógicas com as crianças. Uma das finalidades do estudo consiste em mapear e examinar, na Plataforma Sucupira, a produção acadêmica brasileira dedicada a esse tema no período de 2021 a 2023. Para tanto, nesta comunicação, e considerando como corpus empírico as teses e dissertações vinculadas aos Programas de Pós-Graduação localizados na região Nordeste, serão divulgados os resultados gerais do mapeamento realizado, o qual se fez a partir das seguintes palavras chave: “educação infantil”, “visuais”, “desenhos”, “infância”, “crianças” e “imagens”. No total, foram identificadas 30 produções acadêmicas, sendo 21 vinculadas ao tema da pesquisa. Destas, treze (13) eram dissertações e oito (8) teses. A partir delas, pode-se identificar a presença de algumas categorias teóricas centrais, a saber: (1) intencionalidade pedagógica com imagens, registradas em 3 dissertações e 4 teses; (2) imagens baseadas em estereótipos midiáticos em 3 dissertações e 5 teses; (3) Produções como formas de expressão, comunicação e rememoração em 6 dissertações e 5 teses; (4) Leitura de imagens em 1 dissertação e 4 teses; (5) organização das salas de referência a partir de produções e materiais visuais em 3 dissertações e 5 teses; (6) contação e releitura de histórias em 2 dissertações e 6 teses; (7) imagem como recurso e comunicação alternativa em 3 dissertações e 1 tese; (8) jogos e brincadeiras com imagens em 3 dissertações e 2 teses; (9) ausência de formação de professores voltada à prática pedagógica com imagens em apenas 2 dissertações.