O presente artigo propôs-se a destacar as análises, reflexões e informações pertinentes ao processo educacional de surdos no cenário amazônico. Nessa perspectiva, o estudo esteve centralizado na seguinte indagação: quais conclusões podem ser extraídas das observações e entrevista conduzida com profissionais da educação e a mãe acerca da educação de uma aluna surda, matriculada em uma Escola Municipal situada na área urbana do município de Parintins-AM? O estudo caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, embasada sob a perspectiva fenomenológica, com o propósito de descrever e interpretar observações e relatos dos profissionais da educação e da mãe, explorando a realidade da educação dessa aluna. Para alcançar esse intento, foram empregados dois instrumentos de pesquisa: observação direta e entrevista semiestruturada direcionadas aos participantes da pesquisa, incluindo a professora titular, gestora e a mãe da aluna. Os resultados destacam a necessidade de repensar a formação continuada dos professores, o currículo escolar, a disponibilidade de recursos didáticos adequados, o apoio por parte do Poder Público e a colaboração da família para proporcionar uma educação de qualidade ao surdo. Destaca-se a importância de incluir e atender às peculiaridades desses alunos, que constituem parte integrante da sociedade e têm seus direitos assegurados por leis em todas as esferas do Poder Público.