UM NOVO OLHAR SOBRE O IBURA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111968 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4405 "inscrito_id" => 14091 "titulo" => "UM NOVO OLHAR SOBRE O IBURA" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos é direcionada para jovens que não tiveram acesso na idade correta por diversos motivos. No Brasil, observa-se que esta modalidade tem passado por mudanças, inclusive no que concerne a metodologia de trabalho. Neste sentido, é importante pensar, planejar e aplicar metodologias que supram as necessidades destes sujeitos ao retornarem para o ambiente escolar. E para isto, foi pensado um projeto para que além de sentirem-se sujeitos atuantes, também sintam-se protagonistas de suas histórias. Assim, um novo olhar sobre a comunidade em que estão inseridos foi proposto. Aliado a isto, incluímos o uso de recursos tecnológicos tais como: computadores, tablets e smartphones para auxiliar o processo de pesquisa e divulgação de resultados. Além de oficinas realizadas com a Utec Ibura, de fotografia, de cinema e de animação para os alunos utilizarem em todo o processo de pesquisa e produção. Registramos os relatos dos estudantes sobre a comunidade no início do projeto e ao final, coletivamente, verificamos quais as potencialidades que o bairro possui e podem ser divulgadas e exploradas de forma positiva. Num segundo momento, houve o registro fotográfico feito pelos estudantes da EJA, da Escola Municipal em Tempo Integral Maria Sampaio de Lucena, que dividiram-se em grupos para realizar os registros fotográficos dos equipamentos sociais que representam culturalmente e economicamente o bairro do Ibura. Os registros foram de locais que eles acreditavam ser importantes para a comunidade. O resultado foi uma exposição fotográfica realizada de forma crítica para repensarmos a função histórica e os valores do bairro do Ibura para a sociedade recifense e pernambucana. E a partir da divulgação deste trabalho, ampliarmos a possibilidade de olharmos para um mesmo local de forma mais crítica e construtiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14091_TB4405_01102024105041.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARILHA PAULINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUSA" "autor_email" => "fabisou23@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111968 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4405 "inscrito_id" => 14091 "titulo" => "UM NOVO OLHAR SOBRE O IBURA" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos é direcionada para jovens que não tiveram acesso na idade correta por diversos motivos. No Brasil, observa-se que esta modalidade tem passado por mudanças, inclusive no que concerne a metodologia de trabalho. Neste sentido, é importante pensar, planejar e aplicar metodologias que supram as necessidades destes sujeitos ao retornarem para o ambiente escolar. E para isto, foi pensado um projeto para que além de sentirem-se sujeitos atuantes, também sintam-se protagonistas de suas histórias. Assim, um novo olhar sobre a comunidade em que estão inseridos foi proposto. Aliado a isto, incluímos o uso de recursos tecnológicos tais como: computadores, tablets e smartphones para auxiliar o processo de pesquisa e divulgação de resultados. Além de oficinas realizadas com a Utec Ibura, de fotografia, de cinema e de animação para os alunos utilizarem em todo o processo de pesquisa e produção. Registramos os relatos dos estudantes sobre a comunidade no início do projeto e ao final, coletivamente, verificamos quais as potencialidades que o bairro possui e podem ser divulgadas e exploradas de forma positiva. Num segundo momento, houve o registro fotográfico feito pelos estudantes da EJA, da Escola Municipal em Tempo Integral Maria Sampaio de Lucena, que dividiram-se em grupos para realizar os registros fotográficos dos equipamentos sociais que representam culturalmente e economicamente o bairro do Ibura. Os registros foram de locais que eles acreditavam ser importantes para a comunidade. O resultado foi uma exposição fotográfica realizada de forma crítica para repensarmos a função histórica e os valores do bairro do Ibura para a sociedade recifense e pernambucana. E a partir da divulgação deste trabalho, ampliarmos a possibilidade de olharmos para um mesmo local de forma mais crítica e construtiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14091_TB4405_01102024105041.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARILHA PAULINO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUSA" "autor_email" => "fabisou23@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }