O período de crise sanitária mundial, pela Covid-19, provocou mudanças no âmbito de processos avaliativos educacionais. O rompimento repentino do ensino presencial para o ensino remoto, revelou as fragilidades de muitos professores em relação a adaptação avaliativa essenciais à modalidade de ensino imposta. Com abordagem qualitativa, buscou-se investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores do ensino regular no processo de avaliação dos alunos no ERE, durante a pandemia de COVID-19 e conhecer os principais métodos e instrumentos avaliativos usados pelos professores do ensino regular para avaliar os alunos durante o ERE. Os resultados demonstraram que as principais dificuldades dos professores foi em se adaptar a essa nova realidade, ausência de equipamentos tecnológicos e complexidade para desenvolver práticas eficazes para o ensino e aprendizagem dos alunos. Os métodos e instrumentos avaliativos utilizados foram recursos digitais e materiais impressos, avaliação que se sobressaiu foi a somativa. Conclui-se que as ferramentas digitais foi a principal maneira de adaptação da avaliação no ERE, e um esforço colaborativo, avaliar tornou-se possível de acordo com o seu grau de importância.