Trata-se de estudo metodológico que visa apresentar o desenvolvimento de oficina abordando a análise de dados qualitativos e quantitativos em pesquisa educacional, fundamentada nos pressupostos Learning by doing (aprender fazendo). A oficina foi desenvolvida para aplicação nas turmas de Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Biológicas na modalidade à Distância da Universidade Estadual do Ceará em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. O referencial escolhido permitiu a organização da oficina com base na aprendizagem experiencial dos alunos, visando a motivação e envolvimento com a temática, considerando as dificuldades de aproximação teórica com os conceitos da metodologia da pesquisa, em especial de técnicas de análise de dados. A oficina foi estruturada na fase de briefing, simulação da pesquisa, análise dos dados e debriefing. Na etapa de briefing é apresentada a proposta de pesquisa, a qual tem como tema “A qualidade de vida de acadêmicos na produção do Trabalho de Conclusão de Curso”. Os alunos responderão um instrumento de pesquisa criado pelos professores formadores adaptado do WHOQOL-bref, cujos dados serão analisados por meio de técnicas de análise qualitativa e quantitativa. Na fase de debriefing, se projeta que sejam partilhadas as dificuldades diante da execução do processo. Acredita-se que, a partir da vivência da realização de um estudo in loco e da demanda de análise dos dados, possibilite-se a melhoria da análise crítica e da capacidade de raciocínio dos alunos diante do problema apresentado.