O TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO LÚDICO E ALTERNATIVO PARA APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113892 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7155 "inscrito_id" => 17325 "titulo" => "O TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO LÚDICO E ALTERNATIVO PARA APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA." "resumo" => "RESUMO Os jogos didáticos são concebidos como ferramentas educacionais que visam tornar o processo de ensino aprendizagem acessível e envolvente para os discentes. Por conterem uma abordagem lúdica e interativa, estimulam a participação ativa dos alunos, promovendo a assimilação de informações de maneira dinâmica e memorável. Compreendendo a importância dos jogos didáticos para aprendizagens em Biologia, o presente trabalho busca analisar a eficácia do jogo “Tabuleiro da Caatinga” para o processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, busca apresentar a aceitação do jogo para aprendizagens sobre o bioma Caatinga; verificar a aprendizagem do conteúdo caatinga após sua utilização e refletir sobre práticas viáveis a aprendizagens ativas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa onde foram utilizados questionário e atividade avaliativa como instrumento de coleta de dados. O jogo foi desenvolvido com o propósito de aprimorar a compreensão dos alunos acerca do bioma Caatinga. O questionário para sondar a satisfação dos alunos quanto à utilização do jogo e a atividade para sondagem das aprendizagens. Após a organização dos dados ocorreu a análise interpretativa em categorias. Desse modo, obteve-se 100% de satisfação quanto à utilização do jogo e quanto a sua indicação para adaptações futuras com outros conteúdos de ensino e 79% de aprendizagem/acerto acerca do conteúdo caatinga após a utilização do tabuleiro. Os resultados obtidos trazem um indicativo sobre a eficácia de abordagens pedagógicas motivadoras de aprendizagem e mobilizadoras da interação aluno e matéria de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17325_TB7155_30092024164039.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CERES DE MOURA VALE" "autor_nome_curto" => "CERES" "autor_email" => "ceresvale2000@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113892 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7155 "inscrito_id" => 17325 "titulo" => "O TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO LÚDICO E ALTERNATIVO PARA APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA." "resumo" => "RESUMO Os jogos didáticos são concebidos como ferramentas educacionais que visam tornar o processo de ensino aprendizagem acessível e envolvente para os discentes. Por conterem uma abordagem lúdica e interativa, estimulam a participação ativa dos alunos, promovendo a assimilação de informações de maneira dinâmica e memorável. Compreendendo a importância dos jogos didáticos para aprendizagens em Biologia, o presente trabalho busca analisar a eficácia do jogo “Tabuleiro da Caatinga” para o processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, busca apresentar a aceitação do jogo para aprendizagens sobre o bioma Caatinga; verificar a aprendizagem do conteúdo caatinga após sua utilização e refletir sobre práticas viáveis a aprendizagens ativas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa onde foram utilizados questionário e atividade avaliativa como instrumento de coleta de dados. O jogo foi desenvolvido com o propósito de aprimorar a compreensão dos alunos acerca do bioma Caatinga. O questionário para sondar a satisfação dos alunos quanto à utilização do jogo e a atividade para sondagem das aprendizagens. Após a organização dos dados ocorreu a análise interpretativa em categorias. Desse modo, obteve-se 100% de satisfação quanto à utilização do jogo e quanto a sua indicação para adaptações futuras com outros conteúdos de ensino e 79% de aprendizagem/acerto acerca do conteúdo caatinga após a utilização do tabuleiro. Os resultados obtidos trazem um indicativo sobre a eficácia de abordagens pedagógicas motivadoras de aprendizagem e mobilizadoras da interação aluno e matéria de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17325_TB7155_30092024164039.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CERES DE MOURA VALE" "autor_nome_curto" => "CERES" "autor_email" => "ceresvale2000@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }