Esta pesquisa tem como objetivo a demonstração da importância da nomeação e reconhecimento das emoções em si e no próximo para as crianças que ainda estão na primeira infância e fazem parte da educação infantil. A abordagem socioemocional é um componente vital para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista que auxilia no crescimento saudável e equilibrado levando em consideração que em seus primeiros anos de vida acontece o início dos entendimentos, gerenciamento e dos reconhecimentos de suas emoções, além da interação de forma positiva ou negativa para com os outros. A metodologia quantitativa tomada aqui se deu através do levantamento bibliográfico de pesquisas e grandes pensadores do tema, tais como Durlak 2011, Frederickson 2012, Carol S. Dweck, dentre outros, afim do entendimento de como se dá esse processo de conscientização emocional de um ser social e de que maneira o bom trabalho do tema contribui para o desenvolvimento da criança. Os resultados obtidos indicaram caminhos a serem seguidos, tais como a importância da efetivação e criação de ambientes de aprendizagem que promovam o desenvolvimento emocional e social, e ao mesmo tempo, apontaram os desafios que as instituições de ensino têm enfrentado para a concretização de uma educação socioemocional eficaz ainda na primeira infância.