O voluntariado é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. Geralmente encontra-se um refúgio para sua paixão pela educação, o que resulta em aprendizados significativos que moldam trajetórias profissionais. Isso ressalta a importância de proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal para os alunos, especialmente em áreas onde há escassez de recursos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Projeto Alunos Voluntários do CIME Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, escola pública municipal da cidade de Manaus/AM, buscando compreender por meio dos documentos orientadores e legislações basilares suas contribuições na formação dos estudantes, no processo ensino-aprendizagem e no cotidiano da escola. A partir da abordagem qualitativa, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental por meio dos documentos orientadores, dentre eles: Plano Nacional de Educação, Projeto Político-Pedagógico, Projeto Alunos Voluntários e Relatos de Experiências. Os relatos dos participantes do projeto Alunos Voluntários destacam os impactos positivos tanto pessoais quanto profissionais e sociais dessa iniciativa. Eles ressaltam a importância da experiência na sua formação e no desenvolvimento de habilidades fundamentais. Em síntese, os relatos convergem para a ideia de que o projeto Alunos Voluntários é uma experiência enriquecedora que vai além do aspecto acadêmico, promovendo o desenvolvimento pessoal, profissional e social dos participantes, ao mesmo tempo em que contribui para o bem-estar e aprimoramento do ambiente escolar e da comunidade em geral. Portanto, o projeto Alunos Voluntários não apenas teve um impacto positivo na escola pública municipal da periferia de Manaus, mas também demonstrou ser uma iniciativa para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo crescimento pessoal, social e acadêmico.