Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SOBRAL – CE: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS GESTORES ESCOLARES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A cidade de Sobral é reconhecida por apresentar uma política educacional de qualidade. Um dos pilares essenciais é a formação continuada de docentes e gestores. Esse processo contribui para o pensar/agir sobre a práxis pedagógica no contexto escolar, alinhando teoria e prática, como também, oportunizando uma reflexão-ação-reflexão e um ensino-aprendizagem significativo. Partindo desse pressuposto, o objetivo desse estudo é compreender a partir da ótica dos gestores escolares a importância da formação continuada de professores. O percurso metodológico refere-se a uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho descritivo, por meio de um estudo de caso em uma instituição de Ensino Pública no Município de Sobral – CE. Teve como atores sociais investigadas, 02 coordenadoras e 01 diretora. A coleta de dados constitui-se por meio de dois questionários, um sociodemográfico e outro com perguntas abertas/ discursivas, tendo enfoque para possíveis resultados uma análise a partir da proposta de conteúdo de Bardin (1977). Os dados evidenciaram que na instituição em estudo, as gestoras representaram que no Município de Sobral há uma política de preparação no plano formativo para profissionais da Educação, gerida pela Escola de Formação Permanente do Magistério - ESFAPEGE. Destacaram que, neste itinerário formativo, os docentes têm um direcionamento do ensino, atrelando teoria e prática com foco no processo de aprendizagem dos educandos, utilizando metodologias ativas inovadoras. Enfatizaram que, elas como gestoras tem momentos de construção de conhecimento pela ESFAPEGE e Centro LEMANN, com propósito de melhorar a cultura organizacional escolar, criando espaços formativos para educadores durante planejamentos, alinhamentos e grupos de estudos para desenvolver reflexões sobre a prática pedagógica, fortalecendo assim, os saberes construídos ao longo da caminhada profissional. Porém, mesmo com esse fortalecimento é nítido a proeminência de desafios na promoção da formação continuada de professores, como é citado, educadores resistentes e acúmulos de atividades de trabalho.

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