O mundo do trabalho enfrenta o desafio de garantir a inclusão de pessoas com deficiência (PCD), promovendo a equidade de oportunidades e acesso à qualificação profissional. Desde 1950 essas pessoas têm sido inseridas no mundo do trabalho. A partir dessa década, muito foi feito para a inclusão das PCD, leis foram criadas para que seus direitos pudessem ser garantidos, porém muitos desafios ainda são enfrentados para a inclusão delas no meio laboral: barreiras físicas e sociais que dificultam o acesso a programas de qualificação; falta de adaptações e recursos adequados nos ambientes de aprendizagem; estigmas e preconceitos que afetam as oportunidades de emprego e a autoestima; falta do reconhecimento de suas competências e potencialidades e ceticismo que é possível ser produtivo e ter uma vida autônoma para o trabalho. O objetivo deste relato de experiencia é compartilhar práticas positivas sobre a qualificação das PCD, bem como, os desafios e oportunidades enfrentadas por elas, para buscarem conhecimento e serem incluídas no mundo de trabalho. Esta pesquisa tem um caráter qualitativo e descritivo, na modalidade estudo de caso e foi desenvolvida na instituição de ensino Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de São Carlos, no curso de qualificação profissional Programa Educação para o Trabalho – Trampolim, contando com 13 participantes com deficiência intelectual. Como resultado desse estudo é possível observar que a qualificação de pessoas com deficiência é essencial para promover a inclusão e a equidade no mundo de trabalho, basta terem oportunidades e recursos para se desenvolverem, é preciso que haja mais investimentos em programas de qualificação adaptados, e à remoção de barreiras é fundamental para criar uma sociedade mais inclusiva.