Este artigo tem origem a partir do nosso Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia intitulado “Vamos brincar de poesia? Um convite à formação de crianças leitoras”. Tem por objetivo verificar a recepção da leitura de poesia pelas crianças com vista à formação leitora destas. É motivado pela inquietude da pesquisadora, ao constatar, em levantamento acerca da temática, que são ainda restritas as produções acadêmicas em torno da presença da poesia na formação de crianças leitoras. Metodologicamente, procedeu-se a uma revisão bibliográfica e uma intervenção pedagógica, que foi constituída por cinco sessões de leitura, planejadas conforme a metodologia da andaimagem e desenvolvidas em formato de clube de leitura, em ambiente extraescolar. Participaram da intervenção onze sujeitos, entre 4 e 5 anos de idade, matriculados em instituições de educação infantil públicas e privadas do município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte - Brasil, no ano de 2023. Adota como principais referências estudos da área de leitura de literatura e mediação pedagógica. Utiliza como corpus de dados as anotações da pesquisadora, em diário de bordo, bem como as gravações em vídeo das sessões, transcritas integralmente, verificando as expressões das crianças a partir do contato com a leitura de poesias. A análise dos dados toma por referência os princípios da categorização e inferência presentes na análise de conteúdo. Os resultados apontam que as crianças foram receptivas ao texto poético, sendo capazes de elaborar sentidos e ampliar o conhecimento sobre os temas abordados, revisitar e ampliar o repertório literário e se expressarem, de forma criativa, utilizando diferentes linguagens. A pesquisa evidencia que o trabalho com poesia abre portas para um mundo de possibilidades de expressão e interação essenciais para a formação leitora e, numa perspectiva mais ampla, para o crescimento pessoal e emocional das crianças.