Compreender a trajetória de luta das pessoas com deficiência pelo reconhecimento de seus direitos e participação ativa na sociedade é relevante para que o movimento da inclusão possa ser efetivado, entre outros, nos ambientes de educação formal e não formal. Para tanto, se faz necessário conhecer as concepções sobre as Pessoas com Deficiência no domínio dos documentos norteadores que se dedicam ao estudo destas. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca refletir, centralmente, como as crianças com deficiência eram concebidas tendo como base a fonte de pesquisa intitulada Enciclopédia Nossas Crianças, publicada pela editora Abril, a partir da década de 1970. A referida enciclopédia apresenta diversos artigos sobre crianças com deficiências intelectuais e físicas, além de abordar como esses sujeitos devem ser tratados para serem socialmente aceitos. Esse estudo está distribuído em sessões da enciclopédia, que abordam as crianças com deficiência nos âmbitos da psicologia, vida escolar, pediatria, saúde e higiene, mas, sobretudo, na sessão Criança Problema. O presente estudo enfoca, portanto, as percepções sobre o referido grupo na enciclopédia Nossas Crianças. Com efeito, pode-se concluir, a partir das análises desta pesquisa em desenvolvimento, que os indivíduos em foco com dificuldades de aprendizagem eram apresentados nas mesmas sessões em que apareciam discussões sobre crianças preguiçosas, desatentas e indisciplinadas reforçando, com isso, os processos de estigmatização e preconceito que, atualmente, ainda podem ser identificados nos espaços educacionais.