A motivação acadêmica reflete no rendimento acadêmico dos estudantes, tendo importante papel no aprendizado. Caso o estudante não tenha a motivação necessária, consequentemente, terá um rendimento mais baixo, afetando nas suas notas e desempenho acadêmico, nesse sentido, considera-se a motivação de suma importância para a aprendizagem dos discentes matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES). Diante disso, o trabalho científico busca identificar a motivação acadêmica como um dos fatores indispensáveis para o processo de aprendizagem dos discentes IES públicas e privadas. A metodologia é composta por um estudo bibliográfico, utilizando como base artigos científicos publicados nos últimos quatro anos (2020-2024) encontrados no Portal Periódicos CAPES, abordando sobre a temática aqui proposta, seguindo os critérios de exclusão e os critérios de inclusão descritos na metodologia. Dentre os resultados apresentados na pesquisa, identificamos estratégias motivadoras que auxiliam no aprendizado desses estudantes, dentre elas, destaca-se a relação positiva estabelecida entre professor e aluno contribuindo significativamente na motivação para aprender; a adaptação académica, estando ligada nas esferas sociais e pessoais, dentre outros fatores identificados na pesquisa realizada. Ademais, um dos artigos selecionados para este estudo traz a Teoria da autodeterminação, cujo descreve a motivação em dois tipos, a motivação intrínseca da qual refere-se ao sujeito que realiza determinada atividade influenciado pelo seu próprio interesse e a motivação extrínseca, sendo o sujeito aquele que realiza determinada atividade em prol de uma recompensa externa, ou para evitar uma punição.