Este trabalho analisa as informações apresentadas nos Anuários Brasileiros da Educação Básica no período de 2015 a 2021. E traz como objetivo avaliar os avanços e retrocessos das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Os indicadores educacionais desempenham um papel crucial na compreensão do cenário educacional brasileiro trazendo dados e informações para a reflexão sobre sua dimensão, comportamento e variações em diversos aspectos educativos. O Anuário Brasileiro da Educação Básica emerge como uma ferramenta fundamental para examinar essas nuances de maneira transparente e acessível, com base nas metas estabelecidas pelo PNE. A metodologia adotada é a partir de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e análise quantitativa/qualitativa dos indicadores apresentados nos documentos analisados. O aporte teórico está fundamentado em Brasil (2023), Ball (2011), Dourado et al (2007) e Pinto (2018). Os resultados revelam que em relação aos dados contidos nos anuários houve uma elevação nos percentuais, porém não o suficiente para refletir nas metas do PNE, visto que somente 25% delas foram parcialmente cumpridas, enquanto 75% não foram atingidas. Isso comprova a necessidade imprescindível de mais investimentos em todos os aspectos da educação. Nesse sentido, o trabalho fornece insights valiosos para os formuladores de políticas educacionais e socioculturais, destacando áreas que necessitam de atenção prioritária e direcionamento estratégico para impulsionar o avanço contínuo no processo ensino e aprendizagem