Esta pesquisa se propõe a investigar a utilização da Inteligência Artificial, doravante IA, como suporte nas práticas de ensino de Língua Portuguesa, principalmente no que se refere ao eixo de ensino sugerido pelos PCNs “Prática de produção de texto” com foco no ChatGPT, uma IA que vem ganhando destaque nos últimos anos. Afinal as discussões sobre a automatização de tarefas sempre fizeram parte de debates científicos antes mesmo da criação dos computadores, mas começaram a ganhar uma força maior no século XX. Assim, a história do surgimento da IA, uma área multidisciplinar da ciência da computação que busca desenvolver sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas das mais simples até as mais complexas que normalmente requerem inteligência humana, remonta a década de 1950. Para o desenvolvimento da pesquisa o objetivo central é discutir o uso do ChatGPT como prática metodológica no ensino de produção de texto, para isso pretende-se apresentar o contexto de surgimento dessa IA e apontar as possibilidades de utilização no contexto de ensino de produção de texto. Desse modo, foi feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com foco em autores que já trabalharam o tema. A relevância dessa pesquisa reside na possibilidade de ampliar as discussões sobre a aplicação das tecnologias de processamento de linguagem natural no ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente o ensino de Produção Textual.