Um processo de aprendizagem significativo de matérias da biologia humana como, por exemplo, a histologia é essencial para a compreensão da estrutura e do funcionamento do corpo humano. A histologia analisa as características morfológicas ao nível celular, sendo totalmente dependente da utilização de microscópios. A histologia é uma disciplina presente na grade curricular do curso técnico de biotecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ, sendo ministrada por meio de aulas teórico-práticas. Visando a otimização do processo de ensino aprendizagem, foi elaborado um roteiro de aulas práticas de histologia. Os roteiros versam sobre os quatro tecidos básicos do corpo humano: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso, incluindo as subcategorias dos mesmos. O material didático é composto de: (1) pranchas de papel cartão onde estão esquematizados os tecidos presentes nas lâminas que serão analisadas naquela aula e (2) um roteiro para identificação das estruturas de interesse em cada lâmina observada, assim como instruções norteadoras para a confecção de um relatório com desenhos esquemáticos de próprio punho e montagem de fotos legendadas ao estilo de atlas histológico. A turma é orientada a formar grupos que trabalharão juntos em todas as aulas e, dentro de um prazo estipulado, fazem a entrega de seus relatórios de forma digital utilizando o roteiro como esqueleto para a confecção dos mesmos. O presente recurso foi utilizado ao longo de quatro semestres letivos, com turmas compostas por em média 30 alunos do curso técnico de biotecnologia e, observamos que os estudantes tiveram um melhor aproveitamento durante as aulas e os trabalhos entregues se revelaram mais organizados e mostraram uma melhor compreensão das estruturas teciduais em comparação com turmas de semestres anteriores que não dispunham deste material. Deste modo, a ferramenta se mostrou bastante vantajosa no processo de ensino-aprendizagem de histologia.