O ensino de história desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, promovendo não apenas a aquisição de conhecimento sobre o passado, mas também uma compreensão crítica do mundo contemporâneo. Os livros didáticos são uma ferramenta crucial nesse processo, fornecendo conteúdos e orientações para o desenvolvimento das aulas. No entanto, a representação dos povos e eventos da América Latina nesses materiais pode ser superficial e estereotipada, havendo carência em refletir a diversidade e complexidade da sociedade latino-americana. Nesse contexto, este estudo propõe-se a analisar a presença e a abordagem dos povos latino-americanos nos livros didáticos de História, com foco em duas coleções da edição de 2021 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A análise abordará não apenas a quantidade de informações disponíveis sobre a América Latina nos livros didáticos, mas também a profundidade dessas representações. Serão examinadas questões como a diversidade étnica, cultural e social dos povos latino-americanos, a abordagem dos principais eventos históricos da região e a contextualização desses eventos dentro de um quadro global. Além disso, o estudo buscará promover uma reflexão sobre a interculturalidade dentro do ensino de história, indo além da simples inserção de conteúdos sobre a América Latina. Destacamos a importância de uma abordagem plural e reflexiva que reconheça e respeite a riqueza da história e da cultura da América Latina, e que possibilite uma educação mais inclusiva, criativa e crítica para os estudantes brasileiros.