A presente pesquisa sugere promover as reflexões mediante as histórias e narrativas das quebradeiras de coco babaçu no Ensino de História, de maneira que evidencie a diversidade da cultura das quebradeiras a partir do ensino de História de forma contextualizada, assim possibilitando aos alunos uma compreensão aprofundada sobre aspectos longínquos e vigentes a respeito da resistência e identidade dessa comunidade feminina. Apresentando como objetivo geral: identificar a influencia das quebradeiras de coco na construção histórica de Bacabal a partir das narrativas adjacentes e com os seguintes objetivos específicos: analisar de que forma as reflexões acerca das quebradeiras de coco podem ser inseridas no Ensino de História; destacar a valorização das quebradeiras de coco para o comércio local; investigar a influência dos saberes na reprodução e construção da identidade das quebradeiras de coco. O método utilizado foi qualitativo, com o aporte teórico de autores como: Socorro (2013), Koselleck (2014), Trivinos (1987) dentre outros. Ademais, apresentado a seguinte problematização: qual a importância das representações das quebradeiras de coco na construção da história e como essa ‘’ importância’’ pode ser trabalhada no ensino da história? Portanto, por meio dessa pesquisa, fica evidente como o trabalho de extração do coco babaçu é de suma importância para as mulheres dessa coletividade, além de evidenciar os aspectos sustentáveis dessa atividade para o meio ambiente, e, mais que tudo, significância do conhecimento das mulheres inseridos no Ensino de História repassado para os alunos.