Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LIBRAS: O USO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO DESCRIÇÃO METODOLÓGICA.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo buscou descrever as práticas pedagógicas, desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), do curso de Letras Libras da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Com o objetivo de descrever no ESO as práticas pedagógicas para o ensino de Libras no contexto de educação infantil na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o qual se propõe a promover a inclusão e a acessibilidade aos alunos. Pretendemos então, analisar que contribuições das práticas desenvolvidas nesse contexto e o quanto contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, observar se as práticas pedagógicas empregadas auxiliaram no processo de aquisição da Libras. Além disso, abordaremos os conceitos sobre as práticas pedagógicas no ensino de Libras, o ESO como método de ensino de Libras no contexto do AEE. Para explanar os referenciais teóricos, utilizaremos Quadros; Karnopp (2004), Quadros (2019) que trata sobre os estudos linguísticos da Libras e aquisição da Língua, Lodi; Mélo; Fernandes (2015) práticas de ensino com foco na Surdez, De Oliveira (2014) a respeito dos métodos de avaliar o aluno da educação infantil através da observação e Lacerda (1999) acerca dos procedimentos metodológicos para construir práticas pedagógicas envolvendo a Libras em turmas com surdos e ouvintes.Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com observação e registro dos métodos utilizados nas práticas pedagógicas, também é um relato de experiência que visa descrever abordagens metodológicas para as práticas de ensino de uma língua sinalizada. Portanto, as observações acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino de Libras, pudemos compreender como um método aplicável no contexto de AEE, assim sendo também corrobora para o ensino e aprendizagem dos alunos, suscitando seus aspectos identitários com sua língua de instrução.

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