Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DA NECESSIDADE DE READEQUAÇÃO DO PPC DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109493
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 877
    "inscrito_id" => 7354
    "titulo" => "AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DA NECESSIDADE DE READEQUAÇÃO DO PPC DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA"
    "resumo" => "Percebe-se, na atualidade, que as mudanças climáticas estão constantemente em pauta, o que estimulou, no Brasil, a criação de normas jurídicas sobre o tema. Inclui-se, nesse contexto, a Lei n° 12.187/2009, que instituiu a Política Nacional sobre Mudanças Climáticas. A Educação Ambiental, de igual modo, é regulada pela legislação brasileira vigente e, ao certo, não deve estar à revelia do referido tema, devendo formar cidadãos ambientais sensíveis às causas ambientais e, entre elas, às demandas climáticas. A presente pesquisa busca analisar como a possível inclusão do tema “mudanças climáticas” na Lei n° 9.795/1999 (Política Nacional de Educação Ambiental) pode impactar na necessidade (ou não) de readequação do PPC do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do IFBA, Campus Vitória da Conquista. Considerando que a Educação Ambiental deve ser promovida em todos os níveis de ensino, o que inclui o ensino superior, entendeu-se que, havendo a inclusão do tema “mudanças climáticas” na Lei n° 9.795/1999, o PPC do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do IFBA, Campus Vitória da Conquista, também precisará se readequar para inseri-lo na formação dos discentes. A análise do documento institucional permitiu identificar a existência de uma disciplina obrigatória (Meteorologia e Climatologia, 60h). Concluiu-se, no entanto, considerando o teor das normas brasileiras sobre Educação Ambiental, pela necessidade de o PPC estimular práticas educativas transversais e inter/transdisciplinares sobre o tema, uma vez que a legislação prioriza esse tipo de abordagem em relação a um conteúdo disciplinar. A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, que recorreu à revisão bibliográfica e à análise documental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7354_TB877_27102024215957.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DE TADEU SILVA CHAVES TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucasdtadeu@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109493
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 877
    "inscrito_id" => 7354
    "titulo" => "AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DA NECESSIDADE DE READEQUAÇÃO DO PPC DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA"
    "resumo" => "Percebe-se, na atualidade, que as mudanças climáticas estão constantemente em pauta, o que estimulou, no Brasil, a criação de normas jurídicas sobre o tema. Inclui-se, nesse contexto, a Lei n° 12.187/2009, que instituiu a Política Nacional sobre Mudanças Climáticas. A Educação Ambiental, de igual modo, é regulada pela legislação brasileira vigente e, ao certo, não deve estar à revelia do referido tema, devendo formar cidadãos ambientais sensíveis às causas ambientais e, entre elas, às demandas climáticas. A presente pesquisa busca analisar como a possível inclusão do tema “mudanças climáticas” na Lei n° 9.795/1999 (Política Nacional de Educação Ambiental) pode impactar na necessidade (ou não) de readequação do PPC do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do IFBA, Campus Vitória da Conquista. Considerando que a Educação Ambiental deve ser promovida em todos os níveis de ensino, o que inclui o ensino superior, entendeu-se que, havendo a inclusão do tema “mudanças climáticas” na Lei n° 9.795/1999, o PPC do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do IFBA, Campus Vitória da Conquista, também precisará se readequar para inseri-lo na formação dos discentes. A análise do documento institucional permitiu identificar a existência de uma disciplina obrigatória (Meteorologia e Climatologia, 60h). Concluiu-se, no entanto, considerando o teor das normas brasileiras sobre Educação Ambiental, pela necessidade de o PPC estimular práticas educativas transversais e inter/transdisciplinares sobre o tema, uma vez que a legislação prioriza esse tipo de abordagem em relação a um conteúdo disciplinar. A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, que recorreu à revisão bibliográfica e à análise documental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7354_TB877_27102024215957.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DE TADEU SILVA CHAVES TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucasdtadeu@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Percebe-se, na atualidade, que as mudanças climáticas estão constantemente em pauta, o que estimulou, no Brasil, a criação de normas jurídicas sobre o tema. Inclui-se, nesse contexto, a Lei n° 12.187/2009, que instituiu a Política Nacional sobre Mudanças Climáticas. A Educação Ambiental, de igual modo, é regulada pela legislação brasileira vigente e, ao certo, não deve estar à revelia do referido tema, devendo formar cidadãos ambientais sensíveis às causas ambientais e, entre elas, às demandas climáticas. A presente pesquisa busca analisar como a possível inclusão do tema “mudanças climáticas” na Lei n° 9.795/1999 (Política Nacional de Educação Ambiental) pode impactar na necessidade (ou não) de readequação do PPC do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do IFBA, Campus Vitória da Conquista. Considerando que a Educação Ambiental deve ser promovida em todos os níveis de ensino, o que inclui o ensino superior, entendeu-se que, havendo a inclusão do tema “mudanças climáticas” na Lei n° 9.795/1999, o PPC do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do IFBA, Campus Vitória da Conquista, também precisará se readequar para inseri-lo na formação dos discentes. A análise do documento institucional permitiu identificar a existência de uma disciplina obrigatória (Meteorologia e Climatologia, 60h). Concluiu-se, no entanto, considerando o teor das normas brasileiras sobre Educação Ambiental, pela necessidade de o PPC estimular práticas educativas transversais e inter/transdisciplinares sobre o tema, uma vez que a legislação prioriza esse tipo de abordagem em relação a um conteúdo disciplinar. A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, que recorreu à revisão bibliográfica e à análise documental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.