O presente estudo tem como finalidade analisar em que medida parâmetros da fluência leitora oral - velocidade, precisão e prosódia - se relacionam com a perspectiva sociointeracionista do ensino de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SME). Tomaremos como base de estudo o teste de fluência leitora oral aplicado na primeira avaliação censitária para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da SME, em 2022. Pautados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e na perspectiva sociointeracionista de ensino de Língua Portuguesa assumida pela SME, presente no currículo carioca (2020). Visto que o teste modificou o 2º item de aplicação (precisão) predisposto em “pseudopalavras” para “palavras possivelmente desconhecidas”. A abordagem sociointeracionista pressupõe interação entre a relação de aprendizagem, o sujeito e sua cultura em um processo sócio-histórico, o que suscita sentido, significado e compreensão. Este estudo dialogará com teóricos como Vygotsky (1998), Pacheco (2006), Cagliari (2010), Rasisnki (2004), entre outros autores. Para tanto, optamos pelo estudo bibliográfico e analítico do teste como referencial teórico-metodológico para a realização da pesquisa. A partir dos resultados da avaliação dos itens, será possível ressignificar processos mais condizentes entre teoria e prática.