ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DE MEDIDA DE FLUÊNCIA LEITORA ORAL E A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109141 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 404 "inscrito_id" => 6379 "titulo" => "ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DE MEDIDA DE FLUÊNCIA LEITORA ORAL E A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "O presente estudo tem como finalidade analisar em que medida parâmetros da fluência leitora oral - velocidade, precisão e prosódia - se relacionam com a perspectiva sociointeracionista do ensino de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SME). Tomaremos como base de estudo o teste de fluência leitora oral aplicado na primeira avaliação censitária para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da SME, em 2022. Pautados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e na perspectiva sociointeracionista de ensino de Língua Portuguesa assumida pela SME, presente no currículo carioca (2020). Visto que o teste modificou o 2º item de aplicação (precisão) predisposto em “pseudopalavras” para “palavras possivelmente desconhecidas”. A abordagem sociointeracionista pressupõe interação entre a relação de aprendizagem, o sujeito e sua cultura em um processo sócio-histórico, o que suscita sentido, significado e compreensão. Este estudo dialogará com teóricos como Vygotsky (1998), Pacheco (2006), Cagliari (2010), Rasisnki (2004), entre outros autores. Para tanto, optamos pelo estudo bibliográfico e analítico do teste como referencial teórico-metodológico para a realização da pesquisa. A partir dos resultados da avaliação dos itens, será possível ressignificar processos mais condizentes entre teoria e prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6379_TB404_14042024202501.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE MARTINS NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "lilianemarttins@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109141 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 404 "inscrito_id" => 6379 "titulo" => "ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DE MEDIDA DE FLUÊNCIA LEITORA ORAL E A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "O presente estudo tem como finalidade analisar em que medida parâmetros da fluência leitora oral - velocidade, precisão e prosódia - se relacionam com a perspectiva sociointeracionista do ensino de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SME). Tomaremos como base de estudo o teste de fluência leitora oral aplicado na primeira avaliação censitária para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da SME, em 2022. Pautados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e na perspectiva sociointeracionista de ensino de Língua Portuguesa assumida pela SME, presente no currículo carioca (2020). Visto que o teste modificou o 2º item de aplicação (precisão) predisposto em “pseudopalavras” para “palavras possivelmente desconhecidas”. A abordagem sociointeracionista pressupõe interação entre a relação de aprendizagem, o sujeito e sua cultura em um processo sócio-histórico, o que suscita sentido, significado e compreensão. Este estudo dialogará com teóricos como Vygotsky (1998), Pacheco (2006), Cagliari (2010), Rasisnki (2004), entre outros autores. Para tanto, optamos pelo estudo bibliográfico e analítico do teste como referencial teórico-metodológico para a realização da pesquisa. A partir dos resultados da avaliação dos itens, será possível ressignificar processos mais condizentes entre teoria e prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6379_TB404_14042024202501.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE MARTINS NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "lilianemarttins@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }