Na Educação Infantil, a utilização de materiais recicláveis em jogos e brincadeiras oferece uma oportunidade única para promover a consciência ambiental desde cedo, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças. Algumas ideias populares incluem boliche com garrafas PET, quebra-cabeças de caixas de papelão, jogo da memória com tampinhas de garrafa, cata-ventos com papelão e palitos de sorvete, jogo de argolas com garrafas de plástico e pintura com rolos de papel higiênico. Estas atividades proporcionam um ambiente de aprendizado criativo e divertido, onde as crianças podem explorar sua imaginação, desenvolver habilidades motoras e cognitivas, e aprender sobre a importância da reciclagem e sustentabilidade. A pesquisa tem como objetivo investigar o impacto do uso de jogos e brincadeiras com materiais recicláveis no desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças, bem como na promoção da consciência ambiental e práticas sustentáveis desde a infância. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e revisão biblioteca. A base teórica inclui autores como: Freire (1996), Kishimoto (1999, 2000), Lopes (2000), Silva et al. (2022), Antunes (2005), Base Nacional Comum Curricular (2018), dentre outros. Os resultados permitem afirmar que a utilizar jogos e brincadeiras com materiais recicláveis estimula o pensamento criativo, a resolução de problemas, a consciência ambiental e o desenvolvimento das habilidades cognitivas, destacando os jogos e brincadeiras com materiais recicláveis como aliados significativos para o desenvolvimento integral da criança. Espera-se também que a pesquisa possa enriquecer o debate sobre práticas educacionais inovadoras e sustentáveis na educação infantil, oferecendo insights valiosos para educadores e pesquisadores interessados no tema.