JOGOS E BRINCADEIRAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111201 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3267 "inscrito_id" => 1013 "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Na Educação Infantil, a utilização de materiais recicláveis em jogos e brincadeiras oferece uma oportunidade única para promover a consciência ambiental desde cedo, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças. Algumas ideias populares incluem boliche com garrafas PET, quebra-cabeças de caixas de papelão, jogo da memória com tampinhas de garrafa, cata-ventos com papelão e palitos de sorvete, jogo de argolas com garrafas de plástico e pintura com rolos de papel higiênico. Estas atividades proporcionam um ambiente de aprendizado criativo e divertido, onde as crianças podem explorar sua imaginação, desenvolver habilidades motoras e cognitivas, e aprender sobre a importância da reciclagem e sustentabilidade. A pesquisa tem como objetivo investigar o impacto do uso de jogos e brincadeiras com materiais recicláveis no desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças, bem como na promoção da consciência ambiental e práticas sustentáveis desde a infância. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e revisão biblioteca. A base teórica inclui autores como: Freire (1996), Kishimoto (1999, 2000), Lopes (2000), Silva et al. (2022), Antunes (2005), Base Nacional Comum Curricular (2018), dentre outros. Os resultados permitem afirmar que a utilizar jogos e brincadeiras com materiais recicláveis estimula o pensamento criativo, a resolução de problemas, a consciência ambiental e o desenvolvimento das habilidades cognitivas, destacando os jogos e brincadeiras com materiais recicláveis como aliados significativos para o desenvolvimento integral da criança. Espera-se também que a pesquisa possa enriquecer o debate sobre práticas educacionais inovadoras e sustentáveis na educação infantil, oferecendo insights valiosos para educadores e pesquisadores interessados no tema." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1013_TB3267_27102024225509.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAFAELA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariamisaelgriezmann@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111201 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3267 "inscrito_id" => 1013 "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Na Educação Infantil, a utilização de materiais recicláveis em jogos e brincadeiras oferece uma oportunidade única para promover a consciência ambiental desde cedo, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças. Algumas ideias populares incluem boliche com garrafas PET, quebra-cabeças de caixas de papelão, jogo da memória com tampinhas de garrafa, cata-ventos com papelão e palitos de sorvete, jogo de argolas com garrafas de plástico e pintura com rolos de papel higiênico. Estas atividades proporcionam um ambiente de aprendizado criativo e divertido, onde as crianças podem explorar sua imaginação, desenvolver habilidades motoras e cognitivas, e aprender sobre a importância da reciclagem e sustentabilidade. A pesquisa tem como objetivo investigar o impacto do uso de jogos e brincadeiras com materiais recicláveis no desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças, bem como na promoção da consciência ambiental e práticas sustentáveis desde a infância. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e revisão biblioteca. A base teórica inclui autores como: Freire (1996), Kishimoto (1999, 2000), Lopes (2000), Silva et al. (2022), Antunes (2005), Base Nacional Comum Curricular (2018), dentre outros. Os resultados permitem afirmar que a utilizar jogos e brincadeiras com materiais recicláveis estimula o pensamento criativo, a resolução de problemas, a consciência ambiental e o desenvolvimento das habilidades cognitivas, destacando os jogos e brincadeiras com materiais recicláveis como aliados significativos para o desenvolvimento integral da criança. Espera-se também que a pesquisa possa enriquecer o debate sobre práticas educacionais inovadoras e sustentáveis na educação infantil, oferecendo insights valiosos para educadores e pesquisadores interessados no tema." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1013_TB3267_27102024225509.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAFAELA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariamisaelgriezmann@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }