A usabilidade consiste na análise de um objeto, recurso ou sistema visando uma contribuição na experiência do usuário através da análise de critérios como facilidade de aprendizagem, eficiência, eficácia e satisfação no uso. Atualmente, existem diversos instrumentos regulamentadores, como as normas internacionais, denominadas de ISO e métodos usados para verificar o índice de usabilidade como as heurísticas de Nielsen e o método Goal Question Metric(GQM). Na perspectiva de contribuir para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem alguns métodos de usabilidade foram produzidos, como o modelo TUP que relaciona as perspectivas da tecnologia, da usabilidade e da Pedagogia, ou adaptados aos recursos e ambientes educacionais. Assim, este estudo aborda as perspectivas encontradas nas investigações que relacionam a usabilidade com educação. Tal proposta resulta da necessidade de analisar as pesquisas direcionadas à temática usabilidade e ensino de ciências e biologia. Os trabalhos analisados abordam as duas vertentes e foram utilizados como fontes de pesquisas em um estudo de maior expansão. Foram analisados critérios como por exemplo: o perfil do autor, nível académico, área de concentração, metodologia do ensino e abordagem da usabilidade. Diferentes análises foram apresentadas, incluindo a demonstração de diferentes modelos de usabilidade, aplicação de diferentes métodos em experiências diversas, como também, produções de modelos inspirados nos métodos tidos como referências. Do exposto percebe-se que a área científica facilita aplicação da usabilidade, mediante a possibilidade de uso de recursos diversificados como também é beneficiada por ela, visto que a usabilidade se torna um fator significativo ao proporcionar uma análise reflexiva no uso de recursos como contribuintes do processo de ensino e aprendizagem e uma melhor experiência para os usuários destes recursos educacionais.