Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS NO ESTÁGIO CURRICULAR EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UESPI DE CORRENTE-PI

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109113
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 6105
    "titulo" => "PROJETOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS NO ESTÁGIO CURRICULAR EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UESPI DE CORRENTE-PI"
    "resumo" => "O curso de Licenciatura Plena em Biologia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti em Corrente-PI, está situado no extremo sul do estado, uma região bem interiorana. No entanto, essa característica, não o torna um curso isolado. O corpo docente é engajado em conectar os alunos com as tendências mais modernas da educação. Muitas disciplinas contemplam atividades em que o aluno é estimulado em contextualizar de forma prática o conteúdo em um ambiente de ensino fundamental ou médio. Ao final do curso, no sétimo e oitavo semestres, o aluno cumpre estágio obrigatório nas escolas. Muitas vezes, o estágiario reporta resistência no ambiente escolar, no máximo ficando restrito às atividades de observação e a regência tradicional, tento pouca oportunidade de utilizar os diversos recursos pedagógicos desenvolvidos durante o curso. Esse trabalho apresenta um relato de experiência no estágio supervisionado curricular II, em que 23 alunos foram desafiados à desenvolver projetos didáticos-pedagógicos em ambiente escolar. Por fim, os alunos foram convidados pela secretaria de educação do município à apresentar seus projetos para professores da rede pública de ensino do município na I Feira de Educação de Corrente (I FECORR) em 2023. No potifólio final do estágio, muitos alunos incluíram relatos de que essa experiência foi um dos pontos altos do estágio. Compartilharam que, as atividades de observação e regência são fundamentais, mas que não precisam se restringir à elas, que havendo abertura da escola, projetos didático-pedagógicos, como oficinas, minicursos, feiras científicas entre outras atividades, podem ser realizadas com sucesso. Na feira, houve muito interesse dos professores em conhecer os projetos, tanto que em 2024 houve novo convite da secretaria de educação do município para exposição dos projetos dos alunos do curso na nova edição da feira."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6105_TB361_17102024180246.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRÉIA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "Andréia"
    "autor_email" => "mariaandreia@cte.uespi.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109113
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 6105
    "titulo" => "PROJETOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS NO ESTÁGIO CURRICULAR EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UESPI DE CORRENTE-PI"
    "resumo" => "O curso de Licenciatura Plena em Biologia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti em Corrente-PI, está situado no extremo sul do estado, uma região bem interiorana. No entanto, essa característica, não o torna um curso isolado. O corpo docente é engajado em conectar os alunos com as tendências mais modernas da educação. Muitas disciplinas contemplam atividades em que o aluno é estimulado em contextualizar de forma prática o conteúdo em um ambiente de ensino fundamental ou médio. Ao final do curso, no sétimo e oitavo semestres, o aluno cumpre estágio obrigatório nas escolas. Muitas vezes, o estágiario reporta resistência no ambiente escolar, no máximo ficando restrito às atividades de observação e a regência tradicional, tento pouca oportunidade de utilizar os diversos recursos pedagógicos desenvolvidos durante o curso. Esse trabalho apresenta um relato de experiência no estágio supervisionado curricular II, em que 23 alunos foram desafiados à desenvolver projetos didáticos-pedagógicos em ambiente escolar. Por fim, os alunos foram convidados pela secretaria de educação do município à apresentar seus projetos para professores da rede pública de ensino do município na I Feira de Educação de Corrente (I FECORR) em 2023. No potifólio final do estágio, muitos alunos incluíram relatos de que essa experiência foi um dos pontos altos do estágio. Compartilharam que, as atividades de observação e regência são fundamentais, mas que não precisam se restringir à elas, que havendo abertura da escola, projetos didático-pedagógicos, como oficinas, minicursos, feiras científicas entre outras atividades, podem ser realizadas com sucesso. Na feira, houve muito interesse dos professores em conhecer os projetos, tanto que em 2024 houve novo convite da secretaria de educação do município para exposição dos projetos dos alunos do curso na nova edição da feira."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6105_TB361_17102024180246.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRÉIA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "Andréia"
    "autor_email" => "mariaandreia@cte.uespi.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O curso de Licenciatura Plena em Biologia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti em Corrente-PI, está situado no extremo sul do estado, uma região bem interiorana. No entanto, essa característica, não o torna um curso isolado. O corpo docente é engajado em conectar os alunos com as tendências mais modernas da educação. Muitas disciplinas contemplam atividades em que o aluno é estimulado em contextualizar de forma prática o conteúdo em um ambiente de ensino fundamental ou médio. Ao final do curso, no sétimo e oitavo semestres, o aluno cumpre estágio obrigatório nas escolas. Muitas vezes, o estágiario reporta resistência no ambiente escolar, no máximo ficando restrito às atividades de observação e a regência tradicional, tento pouca oportunidade de utilizar os diversos recursos pedagógicos desenvolvidos durante o curso. Esse trabalho apresenta um relato de experiência no estágio supervisionado curricular II, em que 23 alunos foram desafiados à desenvolver projetos didáticos-pedagógicos em ambiente escolar. Por fim, os alunos foram convidados pela secretaria de educação do município à apresentar seus projetos para professores da rede pública de ensino do município na I Feira de Educação de Corrente (I FECORR) em 2023. No potifólio final do estágio, muitos alunos incluíram relatos de que essa experiência foi um dos pontos altos do estágio. Compartilharam que, as atividades de observação e regência são fundamentais, mas que não precisam se restringir à elas, que havendo abertura da escola, projetos didático-pedagógicos, como oficinas, minicursos, feiras científicas entre outras atividades, podem ser realizadas com sucesso. Na feira, houve muito interesse dos professores em conhecer os projetos, tanto que em 2024 houve novo convite da secretaria de educação do município para exposição dos projetos dos alunos do curso na nova edição da feira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.